PDUI-RMBH: Macrozoneamento Metropolitano é publicado para consulta popular

Produto será amplamente debatido durante o 2º ciclo das audiências públicas de atualização do Plano Diretor Metropolitano da Grande BH

Foto: Francielle Cota / ARMBH

Nessa quinta-feira (25/4), a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), por meio da diretoria de Planejamento Metropolitano, publicou o Produto 05: Macrozoneamento Metropolitano, que consiste na análise preliminar que subsidiará a proposta de macrozoneamento a ser apresentada posteriormente na atualização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande BH (PDUI-RMBH).

O Macrozoneamento Metropolitano é um instrumento de planejamento estratégico que define as diretrizes para o uso e a ocupação do solo na RMBH. Ele visa promover o desenvolvimento urbano sustentável, integrado e equilibrado da região, levando em consideração os desafios e as oportunidades presentes em todo o seu território. O instrumento local foi elaborado em 2017, orientado pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDUI-RMBH). Através dele foram definidas as Zonas de Interesse Metropolitano (ZIMs) territórios delimitados em que o interesse metropolitano prevalece sobre o local, e as Áreas de Interesse Metropolitano (AIMs) porções do território voltadas para a implementação de políticas do PDUI.

A versão preliminar contém detalhamento da proposta de macrozoneamento apresentada em 2017, acompanhada de identificação das necessidades de adequações da proposta à legislação vigente, bem como uma análise acerca das convergências e divergências em relação aos planos diretores municipais e identificação da compatibilidade das diretrizes com o uso e ocupação do solo praticados atualmente na RMBH.

O produto preliminar 05 é o ponto de partida do diálogo sobre o Macrozoneamento Metropolitano e será apresentado e submetido a debate durante o 2º Ciclo de Audiências Públicas do PDUI- RMBH. Clique aqui para acessar o documento.

Audiências Públicas

Na próxima segunda-feira (29/4), em Raposos, terá início o 2º ciclo de audiências públicas do Plano Diretor Urbano Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDUI-RMBH).

O Plano Diretor Metropolitano – PDUI-RMBH é um instrumento fundamental para o planejamento e desenvolvimento urbano da Grande BH, e sua atualização tem o objetivo de promover o desenvolvimento urbano, social, econômico e ambiental da região, com foco na qualidade de vida da população.

As audiências públicas são uma oportunidade para a população se informar sobre as propostas do plano e contribuir com suas ideias e sugestões.

Acesse o link e confira a agenda e locais das audiências.