REDE DE MOBILIDADE

A rede de mobilidade é uma compilação de projetos viários e de transportes coletivos em desenvolvimento na RMBH estruturada para harmonizar e potencializar as propostas dos diversos gestores de mobilidade metropolitana, em consonância com o planejamento metropolitano.

O arcabouço de projetos apresentado reúne diversas propostas para a mobilidade metropolitana em um plano único, buscando compatibilizá-las e, se necessário, complementá-las para formação de novos corredores. Essa agregação foi realizada buscando propostas existentes e de conhecimento da Agência RMBH para consolidar uma rede viária e de transporte que integre as diversas centralidades metropolitanas previstas no Plano de Desenvolvimento Integrado da RMBH (PDDI) como novos polos do desenvolvimento regional.

Durante a fase de consulta, essa base será disponibilizada através desta página para o público em geral, buscando sugestões e contribuições para formatar o desenho final que será objeto de normativa interna da Agência RMBH e regulamentará a elaboração de diretrizes viárias do processo de anuência prévia para desmembramentos e loteamentos realizados junto à Diretoria de Regulação do Solo da Agência RMBH. Em especial, o que se espera é que gestores públicos, técnicos e sociedade civil contribuam com o apontamento e a inclusão de projetos ainda não relacionados para consolidar a rede e este espaço como referências para a elaboração de novos projetos metropolitanos e a integração dos diversos planos em desenvolvimento na RMBH.

Concluída, a rede de mobilidade fornecerá as instruções básicas sobre a localização e a dimensão aproximada dos sistemas de transportes futuros da RMBH e, desta forma, servirá como ferramenta de proteção do espaço urbano reservado aos mesmos e uma garantia para a manutenção da viabilidade desses projetos ao longo do tempo.

A rede de mobilidade está dividida em dois módulos. O módulo viário concilia as diversas propostas de corredores de tráfego geral prevista na RMBH, incluindo a infraestrutura rodoviária e ferroviária classificada conforme a hierarquização metropolitana proposta pelo estudo de “consolidação de bases geográficas da RMBH” que sintetiza as diversas hierarquias municipais. Com base no mapa viário e na sugestão de novos corredores exclusivos para o transporte de massa, foi gerado o segundo módulo: transporte coletivo que agrega os sistemas atuais e propostos em uma rede multimodal única, independente da tecnologia adotada.