Segurança Alimentar e Nutricional: Participe da pesquisa das ações do MapaSAN 2022

Atenção gestores municipais! O Ministério da Cidadania está com as inscrições abertas para os municípios cadastrarem as ações no Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN 2022). A pesquisa é destinada à coleta de informações dos municípios brasileiros sobre as ações de segurança alimentar e nutricional. Para isso, os cadastros devem ser realizados a partir de formulários digitais e o prazo vai até 2 de julho.

A adesão dos municípios ao MapaSAN é voluntária, mas a participação é essencial para que os órgãos governamentais e organizações da sociedade civil atuem na formulação de programas e ações que visem à garantia do direito humano à alimentação adequada em todo o território nacional.

Como a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) constitui-se em uma política essencialmente intersetorial, o questionário do MapaSAN reflete essa intersetorialidade, demandando que o gestor ou gestora responsável pelas informações declaradas na pesquisa seja alguém que conheça o melhor possível as ações de SAN realizadas no município.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Caisans-MG), oferecerá apoio aos gestores municipais para garantir uma efetiva participação de Minas Gerais.

Abaixo apresentamos um Passo a Passo para participar da Pesquisa:

– Para participar do MapaSAN 2022, o município deverá se cadastrar pela internet, clicando no link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/censocidadania/;

– Para preenchimento do MapaSAN, os responsáveis necessitarão utilizar login e senha do gov.br;

– Se você ainda não tem senha do gov.br, acesse pelo site https://sso.acesso.gov.br/login? crie sua conta gov.br ou resgate uma senha já existente. Este login e senha pode ser usado para diversos serviços do governo federal. É com o CPF e a senha do gov.br que você fará o login no MapaSAN. Caso você não tenha cadastro na conta gov.br recomendamos que use o e-mail pessoal para cadastro;

– Ao acessar o sistema online do MapaSAN 2022 na primeira página apresentará o link de Login no canto superior da página, no lado direito, para acesso do usuário;

– Ao clicar em login, no canto superior da página, será direcionado para a página gov.br;

– Após inserir o login e a senha irá aparecer a tela que apresenta a janela Censo SUAS e MapaSAN;

– Você deverá clicar no botão MapaSAN e será direcionado para a tela no qual deverá ser cadastrado o CPF e o Município;

– Ao iniciar o preenchimento do formulário, cronometre o tempo de respostas de cada formulário (esta informação lhe será solicitada ao final do preenchimento de cada formulário);

– Após realizar o cadastro do município, o gestor irá se deparar com a tela que dará acesso a todos os formulários;

– Ao final do preenchimento, o gestor poderá fazer o download do questionário preenchido clicando no botão “IMPRIMIR” que irá surgir somente quando o formulário de cada eixo estiver concluído;

– Se clicar no botão “PREENCHER OU ATUALIZAR” na tela inicial, você será levado a uma tela na qual poderá editar suas respostas.

– Você pode editar suas respostas quantas vezes quiser usando o botão “PREENCHER OU ATUALIZAR” sua resposta;

– Você também pode editar suas respostas na página de cada formulário. Na página de cada formulário, clique no botão “Editar sua resposta”;

– Após o formulário completamente preenchido, você deverá clicar no botão “SALVAR A VERSÃO FINAL E ENVIAR”.

Informações importantes para contribuir na participação:

O Município deverá definir um responsável pelo preenchimento do questionário. Como a política de Segurança Alimentar e Nutricional é intersetorial – o responsável deverá ter o conhecimento do significado e abrangência da mesma. Além disso, ele deve conhecer, o máximo possível, sobre a existência de políticas, programas e ações de SAN realizadas no município pelas diversas áreas e que afetam positivamente o sistema alimentar e o acesso à alimentação de acordo com os princípios e objetivos da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme Lei Estadual 22806, de 29/12/2017.

Ainda que tenha um responsável pelo preenchimento do questionário no município, é importante que as diversas áreas afetas à temática da Segurança Alimentar e Nutricional se reúnam, enviem informações e participem do processo.

MapaSAN

O MapaSAN tem o objetivo de colher dados dos municípios sobre as estruturas e componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), além de contribuir para a qualificação da gestão da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, nas esferas federal, estadual e municipal.

Na última edição, em 2018, houve participação de 2.319 municípios, segundo informações do site do Ministério. A meta deste ano é alcançar mais de 3.300 municípios brasileiros. Nesta edição, o MapaSAN está organizado em três eixos temáticos: Sistema de segurança alimentar e nutricional no âmbito municipal; Política de segurança alimentar e nutricional; e Equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, a aplicação do questionário permite um diagnóstico fidedigno da estrutura de segurança alimentar e nutricional dos municípios brasileiros, além de proporcionar a elaboração de políticas públicas que sejam executadas de acordo com a realidade das diferentes regiões do país.

Para mais informações, o Ministério disponibilizou os seguintes canais: mapasan@cidadania.gov.br, pelos telefones (61) 2030-1051/1129/2066 ou pelo Whatsapp (61) 2030-2066.

A Equipe da Caisans/Sedese também está à disposição para esclarecer dúvidas, através do e-mail: caisans@social.mg.gov.br.

Fonte: ASCOM Sedese MG