Revisão de planos diretores entra na fase de definição coletiva de diretrizes para estruturação territorial

Teve início, nesta semana, a última fase da segunda etapa do cronograma do contrato assinado pela Agência de Desenvolvimento da RMBH e a UFMG para o assessoramento na revisão dos planos diretores de onze municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, serão quatro etapas.

Nesta fase de definição coletiva de diretrizes para propostas de estruturação territorial estão programadas, até outubro, audiências em cada um dos onze municípios para a realização da primeira Leitura Técnica com síntese orientada por eixos temáticos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), do Macrozoneamento Metropolitano e da Trama Verde-Azul, e a integração entre a estrutura urbana existente e a planejada.

A primeira audiência de Leitura Técnica foi realizada no município de Itatiaiuçu, no dia 12 de setembro, com a participação do Grupo de Acompanhamento, de técnicos da Agência RMBH e da UFMG e da população local. Segundo a técnica da Diretoria de Regulação da Agência RMBH, Fabiana Ribeiro, a dinâmica dos trabalhos se deu no primeiro momento com a apresentação do resultado obtido na Leitura Comunitária e depois houve a divisão de grupos, a fim de obter diretrizes para a proposta de estruturação. Ao final, foi feito um apanhado geral do que foi discutido em cada grupo.

Fabiana explica que antes desta fase de Leitura Técnica aconteceu a Leitura Comunitária, em que a população apresentou as potencialidades, os problemas e os anseios para o futuro do município.  “Após o término das audiências, o próximo passo será a elaboração do Produto 7, ou seja, o diagnóstico propositivo participativo, contendo a síntese das leituras técnicas e comunitárias”.

Agenda das Leituras Técnicas:

12/09 – 18h– Itatiaiuçu: Centro Pastoral Pedro Paulo Chiaretti / Praça Antônio Quirino da Silva, nº 7. Centro

13/09 – 18h– Rio Manso: Câmara Municipal de Rio Manso / Rua Vicente Luiz da Silva, 144. Bairro Souza Lima

18/09 – 18h– Vespasiano: Escola Municipal Elza Maria Dumont Toledo / Rua Vereador Manuel Fonseca Viana, 50. Caieiras

19/09 – 18h– Sarzedo: Câmara Municipal / Rua Professora Efigênia Mendonça, 199. Vila Satélite

20/09 – 18h– Caeté: Fundação Educacional de Caeté – FEC / Av. Padre Vicente Cornélio Borges, 422. Bairro José Brandão

21/09 – 18h– Baldim: Escola Estadual José Ribeiro da Silva / Rua Pedro José da Silva, 117. Centro

25/09 – 14h–  S.J. de Bicas: Teatro Municipal José Jacinto de Freitas / Rua Ruberval Rodrigues, 18. Bairro Tupanuara

26/09 – 18h– Mateus Leme: Centro de convivência Luiz gregório vieira / Rua Miguel Alves da Silva, 890. Bairro Centro

27/09 – 18h– Juatuba: Câmara Municipal / Rua Mário Teixeira, 10. Centro

28/09 – 18h– Capim Branco – Escola Estadual Francisco Sales / Rua Antônio Dias, 41.

3/10 – 17h30 – Nova União – Escola Estadual Coronel José Nunes de Melo Jr / Rua Carolino Machado, 260. Centro