Mais escolas estaduais mineiras se preparam para a volta dos alunos

Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria Malafaia, em Muriaé, na Zona da Mata

Minas Gerais está ampliando o número de escolas da rede pública estadual de ensino autorizadas a retomar as atividades pedagógicas presenciais. A partir desta segunda-feira (5/7), educadores de mais de mil unidades em todo o estado estão participando do acolhimento presencial e da preparação para o retorno dos estudantes para as salas de aula, que será no dia 12/7.

Em Belo Horizonte, que atualmente está na onda vermelha do plano Minas Consciente, os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental já estão nas unidades de ensino. O diretor André Segala destaca a organização da Escola Estadual Madre Carmelita para receber tanto os educadores quanto os alunos. “Foi bem preparada, instruída e acompanhada, dentro dos protocolos”, observa.

O gestor também ressalta que, com o acolhimento, os profissionais ficaram mais tranquilos para a volta presencial. “Os professores não estavam vindo até a escola, então, quando chegaram aqui e viram tudo que fizemos, ficaram mais calmos e estão na expectativa para o retorno dos estudantes”, afirma.

A professora Tatiana Saldanha considera positiva a retomada. “Muitas crianças estão passando por períodos vulneráveis”, avalia. “Senti segurança nos protocolos e pude perceber que estão bem alinhados com as outras redes”, completa a educadora.

Em Muriaé, os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio estão participando do acolhimento. A professora de geografia e sociologia, Maria de Lourdes Lima Malafaia, conta como foi voltar para a Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria Malafaia. “Conversamos entre nós, professores, e com a gestão. Recebemos orientações e aproveitamos o nosso tempo para pensar o planejamento e a acolhida dos estudantes na próxima semana, além de quais metodologias poderemos usar”, diz.

Cenários

A retomada das atividades presenciais nas escolas estaduais se dá em três cenários. O primeiro, em escolas localizadas em municípios em onda vermelha do plano Minas Consciente e que não há impedimento por parte das prefeituras. Nesses locais, está autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano.

Também há as unidades em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já foi possível porque elas estavam nas ondas amarela ou verde. Elas começam, agora, o acolhimento aos professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Por fim, o terceiro cenário é dos municípios que estavam em onda vermelha, antes desta alteração, e que, portanto, ainda não fizeram a retomada, mas que agora evoluíram para as ondas amarela ou verde. Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais, do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12 de julho, dos estudantes.

Ensino híbrido

No modelo de ensino híbrido implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) há alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Os estudantes participam de atividades na escola em uma semana e, na seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais. Com isso, os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

Todas as escolas aplicaram um criterioso checklist para cumprimento dos protocolos sanitários, garantindo o distanciamento necessário, os cuidados com a limpeza do local e a disponibilização de itens de proteção individual, limpeza e higiene.

As atividades pedagógicas presenciais são ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma. Durante o período na escola, o estudante tem a oportunidade de interagir com os colegas, compartilhar os conhecimentos alcançados durante o Regime de Estudo não Presencial e obter suporte pedagógico para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas.

Mesmo com as atividades presenciais, o Regime de Estudo não Presencial continua sendo oferecido aos alunos.

Escolas autorizadas

Sempre que alunos, pais e/ou responsáveis precisarem verificar quais unidades de ensino estão com atividades presenciais, basta acessar o site da SEE/MG: www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada está disponível a listagem de municípios e escolas autorizadas. É importante lembrar também que o contato com a direção da escola é fundamental para tirar as dúvidas.

Clique aqui para acessar a lista.

Fonte: Agência Minas