Governo de Minas orienta municípios da RMBH para implementação de medidas e ações durante o período chuvoso

Foto: Divulgação ARMBH

Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Agência RMBH participou de importante reunião ao lado da Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), na manhã desta terça-feira (26/10).

O encontro ocorreu na Cidade Administrativa, e contou com expressiva participação dos prefeitos e representantes municipais. Na oportunidade, a equipe estadual apresentou as orientações da Defesa Civil para o período chuvoso, propostas de ações preventivas conjuntas e as diretrizes do Estado com relação aos danos causados pelas chuvas.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Osvaldo de Souza, enfatizou a importância do trabalho conjunto entre municípios e Estado. “Apoiaremos todos os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em todas as dificuldades que surgirem, contem com o Governo”.

Foto: Divulgação ARMBH

A coordenadora-adjunta da Defesa Civil, Tenente Coronel Gracielle Rodrigues Santos, ressaltou que a equipe estadual irá visitar os municípios metropolitanos para treinar e auxiliar as equipes municipais. Na ocasião, a tenente explicou as ações de preparação do Estado para o período chuvoso, que priorizam salvar vidas e a prevenção. Decretos de emergência também foram orientados para que os municípios possam acessar recursos estaduais e federais.

O diretor de operações da Polícia Militar, Coronel Flávio Godinho, destacou que este mês de outubro foi o mais chuvoso dos últimos 112 anos, mas com o menor número de desastres. Alertou os prefeitos para que invistam em prevenção e reforcem a Defesa Civil de seus municípios. O Coronel Godinho ainda colocou a PMMG à disposição dos municípios para o que for necessário.

Ações desenvolvidas

Desde o início do período chuvoso 2021/2022, a Defesa Civil vem ampliando e modernizando a produção de alertas meteorológicos de qualidade para a população mineira, emitindo mensagens personalizadas por região, de acordo com a área geográfica passível de ocorrência de eventos atmosféricos significativos.

Além disso, a Defesa Civil promoveu, nos meses de agosto e setembro deste ano, visitas técnicas aos municípios que apresentam um grau de recorrência de desastres elevado e que receberam recursos para resposta no período chuvoso passado (2020/2021).

Nas visitas foram verificadas as instalações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), os planos de contingência e as obras de reconstrução executadas pelo município por meio do repasse de recursos federais. Também foi feita a avaliação do sistema de drenagem urbana da cidade.

Plantão de emergência

O Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), mantém um serviço de plantão 24h localizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Administrativa, onde é feito o monitoramento do estado nos eventos de período chuvoso, recebendo demandas dos municípios e emitindo alertas meteorológicos. O plantão 24h atende pelo número de telefone: (31) 99818-2400.