Governo de Minas concede Selo de Anuência Prévia pela Agência RMBH e viabiliza a construção da Arena do Galo

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), por meio da Diretoria de Regulação Metropolitana, concluiu o exame e emitiu o selo de anuência prévia metropolitana para a área em que será construída a Arena do Clube Atlético Mineiro.

WhatsApp Image 2020-08-31 at 19.02.18Na tarde dessa segunda-feira (31/8), ocorreu uma reunião que marcou a emissão da Anuência Metropolitana na Cidade Administrativa, e contou com a presença da diretora-geral da Agência RMBH, Mila B. Leite Corrêa da Costa, do diretor de Regulação Metropolitana, Elvis Gaia, da gerente de Apoio à Ordenação Territorial, Glória Pinheiro, e da arquiteta, Silvia Gramiscelli. Representando os empreendedores estiveram presentes, o arquiteto responsável, Glauco Santiago, e o CEO da construtora MRV, Bruno Muzzi. Na ocasião, também participaram da reunião, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, e o secretário-geral do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões.

No mês de dezembro do ano passado, a Arena do Galo obteve a Licença de Instalação (LI), em reunião realizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam). Em 20 de abril deste ano, as obras foram iniciadas. Para a etapa de edificação, era preciso o alvará da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o selo de anuência do Estado.

O diretor de Regulação Metropolitana, Elvis Gaia, ressaltou a importância da análise técnica da Agência Metropolitana, pois o novo Estádio terá uma abrangência regional. Destacou ainda que “a emissão da anuência metropolitana permite que o estádio seja definitivamente implantado, mediante aprovação do reparcelamento do solo e de um novo planejamento urbano para a ocupação do entorno.”

A Agência RMBH analisa e emite o selo de anuência prévia em todos os projetos de parcelamento de solo localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A análise pela equipe técnica da autoridade metropolitana busca propiciar o crescimento ordenado da capital mineira e região metropolitana de modo a evitar distorções no território e propiciar a qualificação do espaço urbano.

A diretora-geral, Mila Corrêa da Costa, realçou que a “Agência, no planejamento da RMBH, sempre priorizou, com rigor técnico e excelência, a governança do uso do solo e do espaço metropolitano, um dos 12 eixos temáticos de atuação da autarquia, aliado, nessa gestão, à primazia da eficiência para o desenvolvimento territorial estratégico.

Arena MRV

A Arena MRV será um estádio de futebol localizado no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte. Pertencerá ao Clube Atlético Mineiro, que mandará seus jogos no local.  A obra terá capacidade para 46 mil torcedores. De acordo com os responsáveis, o estádio do Atlético será multiuso e contará com 40 bares, 68 camarotes e 2.400 vagas de estacionamento. A data de inauguração está programada para 2022. WhatsApp Image 2020-08-31 at 17.53.58

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, frisou que “esse foi mais um importante passo para viabilizarmos um importante projeto para Belo Horizonte. Muito mais que um espaço para eventos, a Arena MRV representa uma entrega importante para o setor de turismo e serviços, alavancando ainda mais a economia por meio da busca geração de emprego e renda.

O secretário-geral, Mateus Simões, destacou o impacto positivo gerado pela construção do empreendimento. “A concessão da anuência prévia foi mais um importante passo na viabilização da Arena MRV, um empreendimento que vai gerar emprego, atrair investimentos e reconfigurar o espaço urbano da região. A atuação da Agência Metropolitana garantiu celeridade na aprovação, seguindo o compromisso do Governo de facilitar o ambiente do estado para investimentos.”