Evento discute ações e desafios da gestão hídrica na RMBH

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), autarquia do governo estadual, vai reunir, nesta quarta-feira (13/6), no auditório do Crea-MG, na avenida Álvares Cabral, 1.600, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, das 9h às 12h30, os representantes dos municípios da RMBH e Colar Metropolitano para discutir as ações e os desafios da gestão hídrica na região.

A primeira exposição, sobre a “Gestão hídrica em Minas Gerais”, ficará a cargo do assessor da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Leonardo Carvalho Ladeira. Ele vai abordar as principais diretrizes e instruções para questões hídricas no estado.

O “Panorama do abastecimento de água na RMBH” será apresentado pelo diretor de Operação Metropolitana, Rômulo Thomaz Perilli, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG), empresa responsável, em 2015, pelas obras de recuperação do Sistema Paraopeba, que abastece grande parte da região metropolitana, além de campanhas contra o desperdício de água.

O tema “Águas subterrâneas” será abordado pela coordenadora de projetos relacionados à água subterrânea e meio ambiente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a doutora em Engenharia Ambiental, Maria Antonieta Mourão.

Durante o evento, também serão apresentados dois importantes projetos, o “Cultivando Água Boa”, coordenado pelo Instituto de Gestão das Águas (Igam), com ações que vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente; e o “Plantando o futuro”, coordenado pela Codemig, que tem a meta de plantar 30 milhões de mudas, recuperar 40 mil nascentes, seis mil hectares de mata ciliar e dois mil hectares de áreas degradadas em todos os 17 territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais, até 2018.

O evento faz parte do programa da Agência RMBH denominado “Diálogos Metropolitanos”, importante espaço democrático de discussão e interação que vem propondo reflexões sobre temas relevantes para melhorar as políticas públicas na RMBH. A proteção e a gestão de recursos hídricos na região metropolitana fazem parte das políticas propostas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH), que contém as macrodiretrizes para a região.

Evento: Diálogos Metropolitanos:

“Gestão Hídrica na RMBH | Ações e Desafios”

Local: Auditório do Crea-MG

Avenida Álvares Cabral, 1.600 – Bairro: Santo Agostinho – Belo Horizonte