Diretora-Geral da Agência RMBH aborda temática metropolitana em aula de Engenharia do CEFET-MG

No intuito de promover o desenvolvimento integrado da região metropolitana de Belo Horizonte por meio de soluções compartilhadas e solidárias, a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa, participou de uma aula online do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

A diretora-geral foi convidada pelo professor da disciplina Planejamento Regional e Meio Ambiente, Ricardo José Gontijo Azevedo, para falar sobre a gestão da RMBH aos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

“Foi uma oportunidade única participar de uma aula sobre planejamento no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG porque além de ser uma instituição com papel marcante na região metropolitana, permite que compartilhemos e realcemos questões metropolitanas relevantes com os futuros profissionais que atuarão na seara urbanística e ambiental da nossa RMBH, enfatizando a importância do planejamento integrado”, ressaltou a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

Com a conversa, os alunos puderam compreender o funcionamento do arranjo metropolitano e os desafios para a gestão das funções públicas de interesse comum entre os municípios da RMBH. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de compreender questões relacionadas ao meio ambiente, como a proposta da Trama Verde Azul, o plano de mobilidade urbana, e o macrozoneamento da RMBH.

“A participação da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, foi muito exitosa para os alunos entenderem como o planejamento regional se efetiva por meio do papel que a autarquia desempenha. Espero que os alunos tenham esse contato mais próximo com as políticas públicas de planejamento para que compreendam na prática a dinâmica do planejamento regional”, destacou o professor Ricardo José Gontijo Azevedo.

O CEFET-MG é uma instituição de ensino centenária, sendo a maior referente ao ensino tecnológico do Estado de Minas Gerais, levando às cidades seu ensino qualificado, suprindo a necessidade de mão obra capacitada.