Construa Minas: Agência RMBH participa de debate sobre as expectativas do novo programa Minha Casa, Minha Vida e as modificações na Lei nº 14.620

Belo Horizonte recebe, de 23 a 26 de outubro, a segunda edição do Construa Minas, iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na programação estão palestras e congressos, em formato presencial, sobre tendências da Construção Civil e do Mercado Imobiliário, empreendedorismo, cenário econômico, sustentabilidade e meio ambiente, inovação, entre outros.

Na tarde dessa terça-feira (24/10), o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Mota participou do evento como palestrante na temática “As expectativas do novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e as novidades da Lei nº 14.620/23”. Ao lado dos técnicos Felipe Boa Ventura, Clausens Duarte (CBIC) e da mediadora Diana Nacur, foram tratadas oportunidades do novo programa e os desafios para desenvolvê-las, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Durante o debate, o diretor informou sobre a construção do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social (PMHIS), a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH) e os gargalos que o poder público enfrenta na questão do déficit habitacional e o número crescente de moradores em situação de rua na Grande BH.

“O evento trouxe um importante ponto de vista, o do setor produtivo, para a identificação de medidas e soluções para enfrentar o grave problema do déficit habitacional em nossa região metropolitana. Somente através da articulação dos diversos setores da sociedade será possível alterar este quadro é propiciar dignidade para a população metropolitana”, declarou Marcus Vinicius.

O programa Minha Casa, Minha Vida é uma iniciativa habitacional do governo federal do Brasil. Gerenciado pelo Ministério das Cidades, o programa oferece subsídios e taxas de juros reduzidas para tornar mais acessível a aquisição de moradias populares, tanto em áreas urbanas quanto rurais, com o objetivo de combater o déficit habitacional no País. Desde a sua criação, o programa já entregou mais de 6 milhões de habitações.

O programa atende famílias com renda mensal bruta de até R$ 8 mil em áreas urbanas; e renda anual bruta de até R$ 96 mil em áreas rurais. Para se qualificarem no MCMV, as famílias devem atender a requisitos de renda, e não devem possuir nenhum imóvel registrado em seu nome.