Conselho de Administração aprova prestação de contas da Agência RMBH em 2023 e debate prioridades para 2024

Na manhã desta quarta-feira (20/3), o Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) se reuniu para discutir a prestação de contas da autarquia e prioridades de 2024. A reunião, que contou com a presença dos membros do Conselho, foi presidida pelo diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Lopes, que ressaltou a importância da apresentação de contas da autarquia e a participação dos conselheiros.

Foto: Francielle Cota/ARMBH

A pauta da reunião abordou os seguintes tópicos: informes gerais; apresentação para aprovação da prestação de contas 2023 e orçamento de 2024; apresentação para aprovação da proposta de orçamento plurianual de (2024-2027); apresentação do Planejamento Estratégico da Agência RMBH e apresentação do relatório anual de atividades executadas em 2023.

Na ocasião, o diretor apresentou um balanço das atividades e projetos desenvolvidos pela Agência em 2023. Na apresentação do orçamento de 2024, Marcus relatou as despesas planejadas para este ano. Após a apresentação, não houve ressalvas e a pauta foi aprovada por unanimidade. Na sequência, o diretor compartilhou o orçamento plurianual 2024 – 2027, bem como suas metas físicas e financeiras.

A auditora seccional da Agência RMBH, Marisa Malheiros, apresentou a análise de auditoria, necessária à conformação do julgamento das contas da autarquia pelo TCE-MG. Na oportunidade, destacou que a Agência RMBH cumpriu todos os atos de gestão, sendo constatada legalidade com ressalvas, apresentadas ao longo da reunião.

Atualmente, a equipe técnica da Agência Metropolitana trabalha na conclusão de seu Planejamento Estratégico que norteará diretrizes, objetivos e ações para o aperfeiçoamento do trabalho interno e executado na Grande BH.

Em fevereiro, a Agência RMBH publicou o Relatório de Anual de 2023 reunindo dados e resultados obtidos pela autarquia no âmbito da governança metropolitana. O documento está disponível para consulta, clicando aqui.

Além dos servidores da Agência RMBH, participaram do encontro: Elton Braga – diretor Técnico Especializado da Subsecretaria de Gestão de Imóveis (SEDE); Carolina Vespúcio – chefe de Gabinete (SEINFRA); Anderson Diniz – subsecretário de Saneamento (SEMAD) e Marilene Lima – assessora de Gabinete (SEDESE).

Sobre o Conselho de Administração

O Conselho de Administração é uma unidade colegiada integrante da Agência RMBH, criado pela Lei Complementar 107, de 12 de janeiro de 2009, e regulamentado pelo se do Decreto Estadual nº 47.930, de 29 de abril de 2020. Todos os membros do Conselho de Administração possuem suplentes, sendo, para os membros natos, o substituto legal no respectivo órgão de lotação. Os membros designados são nomeados pelo Governador para um mandato de dois anos, permitida uma recondução por igual período.