Membros do conselho são eleitos durante a VIII Conferência Metropolitana

A conferência tem como objetivo principal eleger os membros do Conselho Deliberativo da RMBH

Foto: Francielle Cota/ARMBH

Durante essa terça-feira (12/12), a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) realizou a eleição dos novos membros que vão compor o Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano (CDDM-RMBH).

Os encontros ocorreram nos períodos de manhã e tarde, na Cidade Administrativa. A primeira eleição foi realizada para definir as cadeiras dos municípios para o biênio 2024-2025. O encontro ocorreu no Palácio Tiradentes e contou com a participação de prefeitos e representantes municipais.

Na oportunidade, os líderes locais discutiram sobre políticas e projetos que impactam toda a região metropolitana. A partir dos debates, entraram em consenso para a composição no Conselho da seguinte forma:

TITULAR Nova Lima
SUPLENTE Rio Acima

TITULAR Jaboticatubas
SUPLENTE Itaguara

TITULAR Lagoa Santa
SUPLENTE Sabará

Já na parte da tarde, o encontro ocorreu no Plenário do 9º andar, na Cidade Administrativa, e contou com a participação dos delegados definidos em pré-conferência. Os representantes defenderam políticas públicas e ações prioritárias para o desenvolvimento da RMBH, baseadas nas 12 funções públicas de interesse comum. A partir dos debates entre grupos, entraram em consenso para a composição do CDDM:

TITULAR Bárbara França – Instituto Neides Abreu / Demais Organizações do Terceiro Setor
SUPLENTE Benedita Souza – Núcleo Sem Casa Santissima Trindade / Movimentos Sociais e Populares

TITULAR Elvis Gaia – Codese-BH / Demais Organizações do Terceiro Setor
SUPLENTE Luciano Medrado – Fetcemg / Setor Produtivo

Foto: Francielle Cota/ARMBH

“As eleições na Conferência Metropolitana fortalecem o processo da gestão integrada e colaborativa de questões que transcendem as fronteiras municipais. Além disso, desempenha um papel fundamental na participação democrática e na inclusão de diferentes perspectivas na tomada de decisões que afetam a vida dos cidadãos metropolitanos”, afirma o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Lopes.

O Conselho

O Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano é o órgão de gestão metropolitana previsto na Lei Complementar nº 88/2006, responsável, dentre outras atribuições, por estabelecer prioridades e orientar a execução de políticas metropolitanas contidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado – PDDI –, além de deliberar sobre a utilização dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano – FDM.