Belo Horizonte é selecionada pelo programa Intelligent Mobility de descarbonização do transporte

Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP) foram as cidades selecionadas para participar do Intelligent Mobility Accelerator – programa bilateral entre o Brasil e o Reino Unido para apoiar as empresas líderes na solução de seus desafios de inovação no setor de transporte, aproveitando as soluções oferecidas por startups disruptivas.

O resultado foi divulgado em 2/12, após a avaliação dos seis municípios finalistas – que incluía também Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR) e Campinas (SP). Cada cidade apresentou o seu projeto em formato de pitch para uma banca realizada no dia 26 de novembro, como parte da programação do 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL.

Apoio do Governo de Minas e Fundep

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) fazem parte da proposta que credenciou a capital mineira, por meio do apoio a construção do projeto. Entre os parceiros que estruturaram o modelo apresentado estão o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), Stelantis, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), EVShare, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-MG), EVBras, Projeto Invest BH, Governo de Minas Gerais e Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Com a proposta “MarCO2 Zero: Mobilidade – Descarbonizando a região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)”, a capital vai receber, a partir do próximo ano, um projeto piloto de transporte público sob demanda, com o objetivo de mensurar e diminuir a emissão dos gases de efeito estufa na modalidade coletiva de transporte, fora do horário de pico.

“Entre as 13 cidades pré-selecionadas para participar de todas as etapas do programa, Belo Horizonte ficou entre as seis finalistas e venceu a proposta. O Intelligent Mobility tem o intuito de, além de fomentar as empresas brasileiras e do Reino Unido, se relacionar com atores da quíntupla hélice, como universidades e governo, para resolver problemas ligados a descarbonização e a mobilidade sustentável no país e no mundo. A partir do resultado, a Fundep será um elo de conexão entre os atores para, principalmente, incentivar a cultura da inovação aberta. Esperamos que a partir desse projeto piloto, vários outros venham a contribuir, além da mobilidade sustentável, na busca de outras soluções ligadas a melhoria da qualidade de vida da população”, explica a executiva de Negócios e Parcerias da Fundep, Janayna Bhering, que esteve à frente da submissão do projeto.

O Intelligent Mobility Accelerator vem sendo implantado há seis anos em diversas cidades e é coordenado pela Connected Places Catapult – agência de inovação, cidades, transportes e liderança local do Reino Unido e pelo hub de inovação Wayra UK.

Fonte: Fundep