Agência RMBH e Seinfra apresentam informações e avanços no Plano de Mobilidade em reunião do CTMob

O Comitê Técnico de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (CTMob-RMBH), gerenciado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), por meio da diretoria de Planejamento Metropolitano, reuniu-se virtualmente na tarde dessa terça-feira (31/1). O encontro contou com expressiva participação de prefeitos da RMBH, entidades metropolitanas e representantes da sociedade civil.

Na oportunidade, as equipes técnicas da Agência RMBH e da Subsecretaria de Transportes e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), que compõem o Escritório de Mobilidade, forneceram informações sobre programas e ações dos eixos de Mobilidade Ativa, Logística de Cargas, e Uso racional do automóvel e Sistema Viário. 

O plano tem como objetivo apresentar estudos para definição de políticas e de uma carteira de projetos e ações para melhoria das condições de mobilidade urbana na RMBH e sua sustentabilidade. Ele terá como resultado a construção de planos de caráter multimodal para o Transporte Coletivo Metropolitano, Logística Urbana Metropolitana, Transporte individual motorizado e Transporte ativo. Serão considerados como temas transversais o uso e ocupação do solo, sustentabilidade, segurança viária, acessibilidade, governança e participação popular.

Durante a reunião, foram discutidas as atividades que serão implementadas através dos programas e ações de cada eixo. Além disso, os membros do comitê também contribuíram com sugestões para aprimoramento do trabalho. A próxima reunião do comitê está prevista para o dia 8/2.

Sobre o Comitê Técnico de Mobilidade

O CTMob foi criado em 2010 para oferecer apoio técnico-consultivo à tomada de decisão do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano (CDDM) e iniciativas diversas nas questões metropolitanas referentes à mobilidade urbana e transportes. Sua composição é primordialmente técnica e inclui representantes do poder Executivo, Legislativo, Estadual e dos vários municípios componentes da RMBH; representantes de classe de usuários e operadores dos sistemas de transporte, rodoviário e ferroviário, de carga e passageiros; academia; órgãos técnicos de classe; e entidades de participação social e da sociedade civil organizada.

As reuniões do CTMob estão disponíveis pelo canal do Youtube da Agência RMBH. Todo material referente ao Comitê Técnico de Mobilidade está disponível no site da Agência RMBH pelo link: http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/comite-tecnico-de-mobilidade/.