Agência RMBH apoia Prudente de Morais na elaboração do Plano Diretor Municipal

Equipe técnica presta assessoramento na estruturação territorial do município

A Agência RMBH, por meio da diretoria de Planejamento Metropolitano, vem prestando assessoramento técnico na elaboração do Plano Diretor Municipal de Prudente de Morais. O projeto está em fase de discussão sobre a Estruturação Territorial do município que, posteriormente, servirá de base para a elaboração da Minuta do Projeto de Lei.

Foto: arquivo Agência RMBH

O plano diretor é uma exigência da constituição federal, reafirmada pelo Estatuto da Cidade que consiste em uma lei municipal a ser aprovada pela Câmara de vereadores. Ele define diretrizes para o desenvolvimento territorial buscando garantir habitação de qualidade, saneamento ambiental, transporte e mobilidade, trânsito seguro e equipamentos públicos e de lazer, para que todos possam morar, trabalhar e viver no município com dignidade.

No dia 05/03 a Agência Metropolitana apoiou a 3ª Audiência Pública do processo de elaboração do plano, apresentando os resultados da Metodologia: “Potencialidades, Conflitos e Desejos”. Através dessa metodologia, aplicada com o Grupo de Acompanhamento desde março de 2023, foi possível identificar as características de cada bairro e localidade do município, entendendo seus aspectos positivos, negativos e a expectativa da população para cada área.

Os levantamentos, juntamente com o mapa base produzido, serão fundamentais para as próximas etapas para a construção do primeiro Plano Diretor de Prudente de Morais.

Capacitação em planejamento urbano

Foto: Francielle Cota/ARMBH

Na tarde dessa quarta-feira (20/3), a Agência RMBH capacitou a equipe técnica da prefeitura de Prudente de Morais em zoneamento urbano, tema fundamental para a elaboração do Plano Diretor Municipal. A iniciativa teve o objetivo de instrumentalizar os profissionais para a aplicação de conceitos e técnicas na definição das zonas e usos do solo no município.

Para a equipe técnica de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, a capacitação proporcionou aos técnicos da prefeitura um conhecimento aprofundado sobre o zoneamento urbano, garantindo a qualidade técnica do plano.

“O zoneamento permitirá direcionar o crescimento urbano de Prudente de Morais de forma planejada e estratégica, assegurando a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o diretor de Planejamento, Charliston Moreira.

Próximos passos

A partir de agora, o Grupo de Acompanhamento dará início às discussões quanto ao zoneamento esperado para Prudente de Morais, utilizando as informações coletadas através da Metodologia “Potencialidades,  Conflitos e Desejos”, o mapa base construído e as informações do Diagnóstico Técnico Territorial que está sendo elaborado em parceria com a Agencia RMBH.