Agência Metropolitana conclui resumo executivo do Plano de Segurança Hídrica da RMBH

Documento sugere mudanças e obras, entre outras ações de planejamento

Foto: Arquivo Agência RMBH

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) entrega, nesta segunda-feira (11/3), o resumo executivo do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PSH-RMBH). O documento sintetiza meses de trabalho, pesquisas e estudos realizados pela equipe técnica das autarquias e a Profill (consultoria contratada) para avaliar a viabilidade e impactos ambientais do plano na Grande BH.

O PSH-RMBH, idealizado para construir uma ferramenta de planejamento metropolitano que promova a segurança hídrica e, por consequência, dê sustentabilidade ao desenvolvimento econômico e social da região, também define áreas prioritárias para a segurança hídrica, estabelecendo a urgência para a implementação das ações por unidade de planejamento e gestão das águas. 

O Resumo Executivo entregue destaca as principais descobertas e conclusões do projeto. O documento contém a análise de impacto ambiental, os benefícios naturais e econômicos esperados com a implementação do plano, a infraestrutura necessária e possíveis fontes de financiamento.

O coordenador do projeto e diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, destacou a importância do plano para o fomento sustentável da região. “Estamos diante de um desafio que requer atenção, e o PSH-RMBH é a resposta coletiva para garantir que as gerações futuras tenham acesso e garantia à água de qualidade. O resumo executivo é um passo significativo, mas sabemos que o trabalho está apenas começando.”

Para o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Lopes, o processo participativo na elaboração do plano foi fundamental para a conclusão dos trabalhos. “A colaboração ativa de comunidades locais, especialistas em recursos hídricos, entidades e instituições do Governo de Minas foi essencial para construir um plano robusto e adaptável, capaz de enfrentar os gargalos que a gestão hídrica apresenta.”

A conclusão do Plano de Segurança Hídrica representa um compromisso do Governo de Minas com o futuro sustentável da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com a entrega do resumo executivo, o próximo passo é aguardar a revisão e aprovação pelas autoridades competentes.

Acesse a central de conteúdo do PSH-RMBH e confira a conclusão de todos os produtos elaborados.

O Plano Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte é financiado com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.