
A Agência RMBH promoverá o lançamento do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH), na próxima sexta-feira (28/1), às 10 horas. O evento acontecerá em formato híbrido, com transmissão simultânea pelo canal da Agência RMBH no YouTube.
O encontro têm como objetivo detalhar a atualização do projeto e garantir mais transparência ao processo, tornando-se uma importante ferramenta de participação dos cidadãos na construção de políticas públicas, juntamente ao governo.
“No processo de atualização serão realizadas audiências públicas nos 34 municípios da RMBH, conforme determina o Estatuto da Metrópole. Foi criado um comitê técnico de acompanhamento da atualização no âmbito do Conselho Metropolitano que tem a atribuição de aprovar o plano atualizado”, comenta o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira.
Transmissão Virtual
O evento será realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e será transmitido ao vivo pelo canal da Agência RMBH no YouTube com registro de interação on-line via chat.
As manifestações que não forem respondidas durante as sessões públicas, em razão da indisponibilidade de tempo, poderão ser formalizadas por escrito ao e-mail: diretoriadeplanejamento@agenciarmbh.mg.gov.br.
O PDDI-RMBH
O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH) é uma ferramenta constitucional para o planejamento metropolitano, prevista no art. 46, inciso III da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989, que busca contribuir para o processo de integração socioespacial dos 34 municípios da RMBH. Nele são especificadas diretrizes, políticas e projetos para o desenvolvimento das funções públicas de interesse comum da região metropolitana de Belo Horizonte.
O trabalho vai durar 12 meses e a coordenação técnica da atualização será realizada pela Agência RMBH e a Fundação João Pinheiro (FJP), através do termo de cooperação assinado.
A contratação da consultoria especializada terá recursos dos acordos de recuperação judicial formalizados entre a Vale, Governo de Minas e Ministério Público.
Espero que esse dinheiro da Vale seja usado para planejar a RMBH e livra-la das ameaças da mineração! Nos aqui de Raposos estamos prontos para seguirmos sendo região prioritária para preservacao e fornecedora de agua!
Há alguns anos, quando a partir da da cria da “Agência”, tive um lampejo de esperança de que algo Novo estava surgindo, se formando, … , amadurecendo, no sentido de nutrir as espectativas de se levar às discussões os aspectos comuns, inerentes à vida das pessoas que “labutam” principalmente num região conurbada; onde se tem a sensação de que “o filho feio tem pai”. Entretanto, tenho a grata percepção de que é nessa pegada que homens e mulheres, que compõem a Agência estão engajados, no sentido de promover essa mudança de cenário e alavancar mais e melhores Políticas Públicas à disposição dos cidadãos que convivem em um ambiente de zona de Conurbação. Onde os impactos são comuns, mas, na maioria das vezes o ritmo de resolução não se projeta na mesma proporção. Tendo em vista dias melhores, vida longa à nossa Agência!