Programa “Agência no seu Município” visita Mateus Leme e Juatuba

O programa “Agência no seu Município” contemplou Mateus Leme e Juatuba nessa terça-feira (3/03). Na ocasião, a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Corrêa da Costa, o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, e o diretor de Regulação Metropolitana, Elvis Gaia, estiveram com os prefeitos Renilton Coelho, de Mateus Leme, e Antônio Adônis, de Juatuba, discutindo sobre as demandas de desenvolvimento e planejamento urbano.

Na foto (da esquerda para direita): o secretário-adjunto de Desenvolvimento Socioeconômico de Mateus Leme, Júnior, o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, o prefeito de Mateus Leme, Renilton Coelho, e o diretor de Regulação Metropolitana, Elvis Gaia.

Além do prefeito Renilton, a reunião de Mateus Leme teve a participação do procurador e alguns secretários. Durante a reunião, o chefe do Executivo relatou aos representantes da Agência RMBH que o município precisa resolver a questão da disposição de resíduos, a revisão do plano diretor, que foi feito em 2006, e a construção de uma rodoviária ou terminal metropolitano.

Na foto (da esquerda para direita): o vereador Jurandir Barroso, o secretário de Governo de Juatuba, Marconi Dantas, o secretário de Fazenda e Administração, Marco Antônio Guimarães, o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, o prefeito, Antônio Adônis, a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, o diretor de Regulação Metropolitana, Elvis Gaia, e o vereador Elton dos Reis.

Em Juatuba, além do prefeito Adônis e sua equipe administrativa, o encontro contou com a presença do Poder Legislativo Municipal. Durante a reunião, o prefeito informou que o município possui lotes irregulares e necessita de ajuda na regularização fundiária. A equipe também repassou intercorrências com a Copasa, que atende 90% do abastecimento do município, mas só 26% conta com a rede de esgoto. Em balanço positivo, Juatuba possui 14 postos de saúde, média de um para cada dois mil habitantes, sendo um dos melhores índices do país. Por fim, o prefeito Adônis comentou que o município está concluindo a construção de um hospital veterinário público e será inaugurado ainda este mês, e que o plano diretor está aprovado na Câmara.

O programa “Agência no seu Município” consiste em entender e auxiliar, de forma adjunta, as demandas estruturais dos 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), bem como os 16 municípios que abrangem o Colar Metropolitano. “O ‘Agência no seu Município’ foi uma iniciativa criada para aproximar a Agência RMBH dos gestores e dos cidadãos dos municípios metropolitanos. É um privilégio para nossa equipe ser recebida nos municípios com tanto cuidado e poder ouvir as experiências e as demandas de cada cidade da RMBH, onde a vida das pessoas realmente acontece”, destaca a diretora-geral, Mila Corrêa da Costa.