Integração e o presente das metrópoles em pauta no 2º Congresso Ibero-Americano

Gestores e especialistas de diferentes países da América Latina se reuniram em Curitiba para debater governança, planejamento territorial e mobilidade urbana no 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas. A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) integrou os debates, realizados nos dias 16 e 17 de setembro de 2025, no Museu Oscar Niemeyer (MON), que trouxeram experiências nacionais e internacionais sobre o futuro das metrópoles.

Organizado pelo Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o congresso abordou temas estratégicos como governança metropolitana, resiliência climática, mobilidade sustentável, inovação e instrumentos de cooperação entre cidades.

A programação incluiu painéis sobre:

  • Planejamento e gestão do território, com ênfase nos desafios de crescimento das regiões metropolitanas;
  • Resiliência e adaptação climática, destacando práticas de sustentabilidade urbana;
  • Inovação e mobilidade sustentável, com experiências de cidades latino-americanas em transporte coletivo e soluções tecnológicas;
  • Acesso a oportunidades na metrópole, debatendo os impactos da desigualdade territorial no direito à cidade.

Além de gestores de regiões metropolitanas brasileiras, participaram representantes de países como Colômbia, Chile, México, Argentina, Equador e Costa Rica, reforçando o caráter latino-americano do encontro.

A Agência RMBH também esteve representada pela chefe do Núcleo de Assessoramento Técnico Especial (NATE), Clarice do Vale, que mediou o painel “Acesso à metrópole e direito à moradia: uma perspectiva territorial e de acesso a oportunidades na metrópole”. Sua participação reforçou o papel técnico da Agência no debate internacional e o alinhamento dos desafios locais da RMBH com as discussões regionais sobre integração metropolitana.

Contribuição técnica da Agência RMBH

A participação no congresso evidenciou a relevância do trabalho integrado que propõe a Agência RMBH, ao inserir a experiência mineira em um contexto latino-americano de cooperação e de busca por políticas públicas mais integradas e sustentáveis. A presença no evento reafirmou o compromisso do Governo de Minas em fortalecer a governança metropolitana e consolidar soluções conjuntas.

Dentro dessa grande rede, e a partir dos debates, a Agência seguirá ampliando a cooperação com órgãos nacionais e internacionais para gerar impactos positivos na vida de quem vive, trabalha e estuda na Região Metropolitana de Belo Horizonte.