Governo de Minas mantém aberta até 19 de dezembro consulta pública sobre diagnóstico da Bacia e Lagoa da Pampulha 

O Governo de Minas, em cooperação com a Copasa e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, mantém aberta até o dia 19 de dezembro a Consulta Pública On-line que integra o processo de elaboração do diagnóstico da Bacia Hidrográfica e da Lagoa da Pampulha. Clique aqui e contribua

O diagnóstico, cuja apresentação foi realizada na Audiência Pública do dia 3 de dezembro no CEU das Artes – Unidade Ressaca, em Contagem, servirá de base para as futuras ações de revitalização, segurança hídrica e sustentabilidade do complexo. 

A consulta pública permite que qualquer pessoa envie sugestões e percepções por formulário eletrônico. O objetivo é que o planejamento reflita a realidade social, ambiental e urbana da região, ouvindo aqueles que vivem, trabalham e frequentam a Pampulha. 

A ação coordenada faz parte do Sistema de Governança e Gestão da Bacia e Lagoa da Pampulha, composto pelo Comitê de Governança e Comitê de Gestão Integrada, que reúne Estado de Minas Gerais, municípios de Belo Horizonte e Contagem e órgãos parceiros. O objetivo é revitalizar e garantir a sustentabilidade da bacia e lagoa da Pampulha. Esse trabalho integrado dá continuidade a um histórico de esforços e fortalece a construção coletiva de soluções, assegurando avanços consistentes, qualidade ambiental e melhores condições de vida para toda a região metropolitana. 

Segundo a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha, o processo reafirma o compromisso com gestão integrada e participação cidadã: “A Pampulha é um patrimônio da nossa metrópole. Ouvir a sociedade é fundamental para seguir construindo soluções duradouras, com base técnica sólida e cooperação federativa.”