A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) sediou, nos dias 18 e 19 de agosto, uma série de encontros institucionais voltados à construção do projeto “Adaptação Climática nas Cidades: Planejamento Urbano Sensível à Água”, promovido pelo Ministério das Cidades em cooperação técnica internacional com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Rede C40 Cidades, Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e AVSI Brasil.
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) coordenou localmente as agendas, que reuniram prefeitos, secretários municipais, representantes do Governo de Minas e especialistas das áreas de planejamento, infraestrutura, meio ambiente e gestão de riscos. O projeto encontra-se em fase preparatória.

Cooperação internacional para soluções metropolitanas
A proposta do consórcio é criar um projeto de abrangência metropolitana, capaz de unir forças e experiências locais para a formulação de soluções sustentáveis frente aos desafios do clima. A construção é coletiva e envolve o intercâmbio de dados, práticas de gestão e conhecimento técnico local, articulando os níveis federal, estadual e municipal.
“Queremos a experiência dos secretários e dos prefeitos para isso. Este projeto precisa refletir as realidades dos nossos territórios”, destacaram os representantes do Ministério das Cidades durante o encontro.
Primeira parada: Cidade Administrativa
Na segunda-feira (18), a Cidade Administrativa recebeu a reunião institucional com autoridades metropolitanas, ocasião em que foram apresentadas as bases do projeto e discutidas as possibilidades de colaboração regional. A diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha, reforçou a importância da agenda:
“A crise climática exige articulação e planejamento conjunto. A presença de tantas lideranças confirma o potencial da RMBH em liderar soluções sustentáveis e replicáveis para o Brasil.”
Além de apresentar o escopo técnico do projeto, a reunião teve como um de seus objetivos trocar ideias e experiências entre os gestores presentes, promovendo um ambiente colaborativo. “Precisamos de planejamento. Sem ele, ficamos só apagando incêndios”, declarou um dos prefeitos participantes.
Entendendo a realidade metropolitana em Santa Luzia
Na manhã de terça-feira (19), a comitiva técnica seguiu para o município de Santa Luzia, onde foi recebida pela Defesa Civil municipal. A equipe realizou uma visita técnica ao bairro Palmital, área de elevada vulnerabilidade territorial, marcada por ocupações em áreas de risco, sujeitas a inundações frequentes e deslizamentos durante o período chuvoso.
O levantamento de campo é parte da etapa preparatória do projeto, que busca identificar com precisão os pontos críticos para formulação de soluções personalizadas e integradas ao território metropolitano.

Reunião técnica de apresentação no CIAAR encerra a programação
A agenda foi concluída com uma reunião técnica no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, reunindo exclusivamente autoridades e equipes técnicas municipais e estaduais. Os participantes aprofundaram o debate sobre soluções baseadas na natureza (SbN), governança intersetorial e mecanismos de cooperação para a construção do projeto.
A Agência RMBH, enquanto órgão técnico-executivo do arranjo metropolitano, reafirma seu compromisso com o planejamento integrado da região. Com base em instrumentos como o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH (PDUI-RMBH) e o Plano de Segurança Hídrica da RMBH (PSH-RMBH), a instituição segue promovendo iniciativas sustentadas por dados, cooperação federativa e inovação em políticas públicas metropolitanas.