Evento reúne gestores municipais e autoridades de todo o país para discutir os desafios da vida nas cidades

Brasília recebe mais uma edição da Marcha dos Prefeitos, evento que reúne as principais autoridades do país para debater pautas prioritárias do municipalismo. Neste ano, o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil” destaca a importância da independência administrativa e financeira dos municípios para o desenvolvimento do país.
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) participa ativamente do evento, reforçando seu compromisso com políticas públicas voltadas para o crescimento regional. Além das discussões estratégicas sobre o fortalecimento dos municípios mineiros, a presença da autarquia é marcada por encontros institucionais e debates fundamentais.
Nesta terça-feira (20/5), a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha, encontrou-se com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para debater questões relacionadas ao consórcio de mobilidade da Região Metropolitana de Recife, reforçando o intercâmbio de boas práticas entre estados.
Já na segunda-feira (19/5), o chefe de Gabinete da Agência RMBH, Gustavo Valadares, discursou sobre a existência de fundamentos legais para a construção de políticas públicas transformadoras, destacando, entre elas, a educação socioemocional dos professores, um tema essencial para a valorização da educação e do desenvolvimento humano nas cidades.
Na parte da tarde desta terça-feira, Ilce Rocha cumpriu agenda institucional acompanhando prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte em visita aos Ministérios, fortalecendo o diálogo entre gestores municipais e o Governo Federal.
“A Marcha é um momento estratégico para dialogarmos com gestores municipais, representantes estaduais e autoridades nacionais sobre os desafios que enfrentamos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nossa presença aqui reforça o compromisso da Agência RMBH em fortalecer parcerias e buscar soluções inovadoras para temas como mobilidade urbana e o desenvolvimento socioeconômico. Também tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros estados, como Pernambuco, ampliando nosso conhecimento sobre modelos de gestão que podem beneficiar nossa população”, enfatizou a diretora-geral.
Ao longo da programação, a Agência RMBH busca consolidar parcerias estratégicas, compartilhar experiências bem-sucedidas e contribuir para o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A expectativa é que o evento resulte em avanços significativos para os municípios mineiros e para todo o país.
Compromisso de Minas

Minas Gerais, estado com o maior número de municípios do Brasil – 853 ao todo, vem se destacando por sua atuação conjunta entre o governo estadual e as prefeituras. Desde 2019, essa parceria tem resultado na regularização dos repasses devidos de gestões anteriores e na implementação de ações concretas para melhorar a qualidade de vida da população.
A presença do governador Romeu Zema na Marcha reforça a relevância da participação mineira no evento. O chefe do executivo estadual acompanha debates sobre pautas prioritárias para o municipalismo e reafirma o compromisso do governo com medidas que fortalecem a autonomia das cidades.
“Tenho uma gestão chão de fábrica, sempre visito o interior do estado. Para fazer boas entregas, você tem que ir onde a vida das pessoas acontece. Conversando com os produtores rurais, associações comerciais, prefeitos e lideranças, é possível saber o real problema da cidade e tomar melhores decisões para solucioná-lo”, pontuou Zema.