Agência RMBH destaca soluções para desenvolvimento integrado no 1º Dia D Desenvolvimento 

A Agência RMBH marcou presença no 1º Dia D – Desenvolvimento, evento promovido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE-MG). Realizado na Cidade Administrativa, o encontro teve como objetivo reunir gestores municipais para fortalecer a integração e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios mineiros. 

Durante a participação, a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha, ressaltou a importância da governança metropolitana integrada como base para tornar a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) referência nacional em qualidade de vida e eficiência na gestão pública. Ilce reforçou ainda o papel da Agência na promoção do planejamento territorial, articulando entes federativos e a sociedade por meio de ações fundamentadas em diretrizes técnicas e executivas. 

Entre os pontos apresentados pela Agência RMBH, estiveram o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI-RMBH), instrumento constitucional que especifica diretrizes e projetos voltados para a integração socioespacial dos 34 municípios da região, e o Plano de Segurança Hídrica (PSH-RMBH), que promove a gestão eficiente dos recursos hídricos visando a sustentabilidade econômica e ambiental. 

Outro destaque foi o Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social (PMHIS-RMBH), focado na integração e direcionamento da política habitacional metropolitana, e o Plano de Mobilidade Urbana, que estabelece ações estratégicas para facilitar a circulação e melhorar a acessibilidade na RMBH. 

O evento também abordou iniciativas como “Minas Livre para Crescer” e “Cidades do Futuro”, voltadas à redução da burocracia e à inovação tecnológica no setor público, respectivamente, além de estratégias para atração de investimentos e fomento à inovação. 

A participação da Agência RMBH no Dia D reforça sua posição estratégica na articulação técnica e institucional, contribuindo ativamente para tornar as cidades metropolitanas mais conectadas, eficientes e boas para se viver.