Encontro apresentou proposta de PPP para modernizar iluminação pública e ampliar soluções de segurança, conectividade e gestão urbana
Uma audiência pública do SMART-RMBH, iniciativa voltada à modernização de cidades, com foco em inovação, sustentabilidade e conectividade, foi realizada em 16 de julho, no Auditório da Escola Dr. Lund, em Lagoa Santa. O objetivo foi apresentar à população a proposta de Parceria Público-Privada (PPP) para a prestação dos serviços.
O encontro integrou a etapa de participação social prevista na estruturação do projeto, que é coordenado com apoio técnico da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH).

Participação social
As contribuições recebidas durante o processo participativo subsidiaram a revisão dos estudos e dos documentos da concessão do futuro Projeto Lagoa Santa 360.
O projeto prevê a modernização de mais de 19 mil pontos de iluminação pública e a implantação de um conjunto de soluções de cidade inteligente, entre elas videomonitoramento, infovia em fibra óptica, gestão semafórica, monitoramento ambiental, Wi-Fi público, estacionamento rotativo, fiscalização de velocidade e 21 estações e sensores capazes de gerar alertas ambientais.
Na área de segurança pública, maior foco dado ao projeto pelo município, está prevista ampliação do sistema de segurança integrada existente, com 359 câmeras inteligentes em 123 locais e outras 1.195 câmeras de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) distribuídas em 84 locais.
A proposta também contempla 19 mil pontos de iluminação LED, com controle remoto de todo o parque, além de Wi-Fi público, fibra óptica, semáforos inteligentes, 1.600 vagas de estacionamento rotativo digital e 20 radares de fiscalização de velocidade.
Próximos passos
O projeto avançou para a fase de edital publicado, que permite a participação de empresas interessadas no leilão, previsto para novembro de 2026, na B3. A expectativa é assinar o contrato até dezembro de 2026.
Para a Agência RMBH, a audiência pública contribuiu para aprimorar o projeto a partir das demandas e contribuições locais e reforçou a atuação integrada entre Estado e município na estruturação de serviços urbanos e inovação, como iluminação pública, segurança, mobilidade e conectividade.