O município de Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), recebeu a equipe da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) para mais uma edição do programa Agência no seu Município. A iniciativa busca fortalecer o diálogo direto entre o Governo de Minas e os municípios da RMBH e do Colar Metropolitano, com foco no planejamento territorial e no desenvolvimento regional integrado.
“Nosso compromisso é estar presente nos territórios, ouvindo os gestores e construindo soluções conjuntas para os desafios metropolitanos. O programa ‘Agência no seu Município’ é uma das formas de reforçar essa parceria com cada cidade da RMBH e do Colar Metropolitano”, destacou a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha.
Escuta ativa e construção de soluções para os desafios locais
Durante a manhã do último dia 23, a equipe da Agência RMBH participou de uma reunião com o prefeito de Florestal, Wagner dos Santos, e do Secretário de Governo do município, Mário Júnior; dos diretores de Planejamento e Regulação Metropolitana da Agência RMBH, além de representantes do corpo técnicos da instituição.
O encontro teve como objetivo identificar as principais demandas de Florestal nas áreas de infraestrutura viária, mobilidade urbana, segurança hídrica, regularização fundiária, habitação de interesse social e requalificação de espaços públicos, entre outros temas estratégicos para o município.
Além da escuta qualificada, a equipe da Agência RMBH apresentou o conjunto de projetos, programas e linhas de atuação disponíveis para apoiar os municípios metropolitanos. Também foram compartilhadas as atribuições institucionais da Agência e oportunidades de cooperação técnica, com foco em soluções personalizadas que respeitem as características locais.

Plano Diretor de Florestal: um marco para o futuro da cidade
Já no período da tarde, o Salão da Diretoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus Florestal sediou a apresentação oficial do novo Plano Diretor Municipal, elaborado com suporte técnico da Agência RMBH. Estiveram presentes a gestão municipal, bem como secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.
O documento é resultado de um processo de mais de cinco anos de trabalho, que incluiu:
- Diagnóstico técnico-territorial detalhado
- Quatro audiências públicas e oficinas participativas
- Atuação do Grupo de Acompanhamento, com representantes do Executivo, Legislativo e da sociedade civil
- Produção de seis relatórios técnicos, abrangendo desde o diagnóstico até a minuta de lei
Durante a apresentação, conduzida pelos diretores de Planejamento e Regulação Metrpolitana, bem como técnicos da Agência, foram apresentadas as principais diretrizes do Plano.
Participação da comunidade e próximos passos
O processo de construção do Plano Diretor foi amplamente participativo, seguindo as diretrizes do Estatuto da Cidade e do Estatuto da Metrópole. As audiências públicas permitiram a escuta de moradores de diferentes bairros, lideranças comunitárias, agricultores, empresários e juventude local.
Na reunião, vereadores puderam tirar dúvidas sobre diversos temas, reforçando o caráter técnico e transparente do processo. O Plano Diretor segue agora para análise e votação na Câmara Municipal.