Serviço tributário na RMBH: confira novo procedimento para a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE)

Empreendedores que utilizam os serviços prestados pela Agência RMBH devem ficar atentos às alterações publicadas no site

A partir de 1º de janeiro de 2024, a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) referente aos serviços solicitados na Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) volta a ser de responsabilidade do empreendedor. Por isso, a autarquia preparou uma documentação de apoio para facilitar a emissão do documento. Os links de acesso estão disponíveis aqui

A emissão do DAE está relacionada ao processo de geração de documentos para o pagamento de tributos estaduais, taxas e outros valores devidos ao governo estadual.

Quando uma pessoa ou empresa tem obrigações financeiras junto ao governo estadual, como o pagamento de impostos estaduais, taxas de licenciamento, ou qualquer outra obrigação tributária estadual, ela deve gerar um Documento de Arrecadação Estadual correspondente. No âmbito da Agência RMBH esse documento é emitido para os serviços de exame e emissão de Diretriz Metropolitana ou Integrada e para o exame e emissão de anuência Metropolitana, por meio da diretoria de Regulação Metropolitana, conforme prevê a  Resolução Conjunta SECIR/Agência RMBH Nº 01, de 15 de Março de 2018.

“A intenção do próprio interessado emitir o documento é agilizar ainda mais o processo, já que ele tem acesso ao documento no instante da solicitação. Anteriormente, o documento era solicitado através do site e podia ser retornado em até dois dias úteis após a solicitação. Neste sentido, a Agência reafirma o compromisso de dar mais celeridade e menos burocratização aos processos internos”, explica a gerente de Apoio à Ordenação Territorial, Ananda Camargo.

Vale ressaltar que este procedimento é importante para garantir o correto recolhimento de tributos e taxas, possibilitando o cumprimento das obrigações fiscais. O DAE contém informações sobre o contribuinte, a natureza do tributo ou da taxa, o valor devido e a data de vencimento, e os valores são calculados baseados na UFEMG do ano vigente. O pagamento é efetuado nos bancos autorizados, lotéricas ou por meio de meios eletrônicos, conforme as opções disponíveis.

Para mais informações, entre em contato com a Agência RMBH, através do e-mail regulacao@agenciarmbh.mg.gov.br.