Programa “Agência RMBH no seu Município” visita Matozinhos

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) promove em 2020, o programa “Agência RMBH no seu Município”. O objetivo consiste em entender e auxiliar, de forma adjunta, as demandas estruturais dos 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), bem como os 16 municípios que abrangem o Colar Metropolitano.

A quinta visitação do programa ocorreu nessa terça-feira (10/03) e contemplou o município de Matozinhos. O prefeito, Antônio Divino de Souza, recebeu a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, e o diretor de Regulação Metropolitana, Elvis Gaia.

A relação de Matozinhos com a Agência RMBH foi estabelecida há anos. O município se tornou o primeiro da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a concretizar a revisão de seu Plano Diretor, que contou com o apoio técnico da Agência RMBH.

A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, explicou ao prefeito, o trabalho do órgão em desburocratizar os processos visando contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento dos municípios da RMBH. Além disso, Mila destacou a importância do Planejamento Metropolitano e fortaleceu o apoio frente ao desenvolvimento econômico do município.

Ainda durante o encontro, os gestores da Agência RMBH tiveram a oportunidade de conhecer projetos estratégicos da Prefeitura Municipal de Matozinhos. Dentre eles, a Regularização Fundiária do Distrito de Mocambeiro. O projeto consiste em ampliar o acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda, de modo a priorizar a permanência dos ocupantes nos próprios núcleos urbanos informais regularizados.IMG_4863_Easy-Resize.com

O prefeito, Antônio Divino, frisou a importância do trabalho de mediação da Agência RMBH com a governança metropolitana. “É de fundamental importância a atuação da Agência RMBH em Minas Gerais, articulando ações prioritárias dos municípios junto ao Estado”.

Na foto em destaque (da esquerda para a direita): o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras de Matozinhos, Indis Júnior, o diretor de Regulação Metropolitana, Elvis Gaia, a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, o prefeito de Matozinhos, Antônio Divino, e o assessor de Desenvolvimento Econômico de Matozinhos, Carlos Oliveira.