Programa “Agência no Seu Município” retorna com visita online à Ribeirão das Neves

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) retomou esta semana o programa “Agência no Seu Município”. O objetivo consiste em entender e auxiliar, de forma adjunta, as demandas estruturais dos 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), bem como os 16 municípios que abrangem o Colar Metropolitano. Remodelado para se ajustar ao contexto da pandemia, o projeto retornou com formato de encontros virtuais em conjunto com os prefeitos e presidentes das Câmaras Legislativas dos municípios mais atingidos pela COVID-19.

Na manhã de terça-feira (21/7), a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Batista Leite Corrêa da Costa, recebeu o prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins. Ainda participaram do encontro, o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, o diretor de Regulação Metropolitana, Elvis Gaia, e a chefe do Núcleo para Assessoramento Técnico Especial, Gabrielle Sperandio.

Na ocasião, o prefeito explanou sobre a disseminação da doença entre a população carcerária do município e salientou a preocupação no acolhimento dos pacientes. Atualmente, cerca de 10 mil apenados residem no sistema penitenciário de Neves e 6 mil servidores trabalham no setor carcerário. Junynho informou que mais de 300 apenados já foram infectados pelo coronavírus.

Ribeirão das Neves é o quarto município com maior índice da doença na RMBH. De acordo com os dados epidemiológicos fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta sexta-feira (24/7), o município registrou 1.885 casos confirmados e 46 óbitos. O prefeito informou que 10 leitos de UIT serão inaugurados nos próximos dias.

Na oportunidade, o chefe do Executivo reivindicou auxílios ao governo de Minas. O prefeito solicitou uma atuação mais rigorosa da Polícia Militar. Comentou dos casos de difícil controle nas regiões periféricas do município em dispersar aglomerações e da reabertura econômica não alinhada nessas regiões. Por fim, sugeriu a construção de um hospital de campanha destinado exclusivamente aos apenados ou algum auxílio no atendimento da população carcerária.

A diretora-geral, Mila Corrêa da Costa, agradeceu as considerações do prefeito e, posteriormente, encaminhou as demandas de enfrentamento da COVID-19 ao secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Participação da Câmara Legislativa de Neves no Comitê COVID-19

Captura de Tela (187)A diretoria da Agência RMBH também se reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, Dario Gonçalves, para tratar das ações de fiscalização do Legislativo Municipal frente a proliferação do coronavírus. Mila Corrêa da Costa, enfatizou a importância das Câmaras Municipais nesse momento e atuação conjunta dos Poderes Executivo e Legislativo.

O presidente da Câmara agradeceu o apoio da Agência RMBH e acompanhamento dos trabalhos exercidos no município. Ressaltou a preocupação do período pandêmico em Neves e o fluxo de pessoas transitando pelas vias locais. Enfatizou a aderência de Neves ao plano Minas Consciente, bem como a participação de dois representantes da Câmara Municipal no Comitê Covid-19, criado pelo Executivo.