Oficina participativa encerra VIII Conferência Metropolitana fomentando diálogos sobre o futuro habitacional

O PMHIS-RMBH deverá trazer elementos para que os agentes públicos e privados possam enfrentar os desafios urbanos que visam melhorar as condições habitacionais em nossa região

A VIII Conferência Metropolitana foi um importante encontro para ampliar a discussão dos projetos estratégicos que têm sido desenvolvidos pela Agência RMBH. No último dia do evento, gestores municipais e entidades envolvidas com a pauta de desenvolvimento urbano e moradia participaram das oficinas no âmbito do Plano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PMHIS-RMBH).

Foto: Francielle Cota/ARMBH

Um dos principais temas abordados foi a necessidade de promover o acesso à moradia digna para todos os estratos sociais, enfrentando as desigualdades presentes na região metropolitana. Durante os debates, emergiram propostas que visavam não apenas à construção de novas unidades habitacionais, mas também à revitalização de áreas urbanas já existentes, promovendo a inclusão social e a valorização do espaço urbano.

Outro destaque foi a ênfase na importância da sustentabilidade ambiental na concepção e implementação de projetos habitacionais. A busca por alternativas ecologicamente responsáveis, aliada à promoção de tecnologias, demonstrou um comprometimento coletivo com um ambiente urbano mais equilibrado e sustentável.

“Ao término da oficina participativa, o sentimento predominante foi de otimismo, pois as contribuições coletivas alimentaram o arcabouço do Plano de Habitação de Interesse Social da RMBH. A Conferência Metropolitana e a Oficina Participativa não apenas ofereceram um espaço para diálogo, mas também solidificaram o compromisso de diversos setores em trabalhar conjuntamente na construção de uma região metropolitana mais inclusiva e habitável para todos os seus residentes”, compartilhou a chefe do Núcleo de Assessoramento Técnico Especial (NATE), Clarice Vale.

Sobre o PMHIS-RMBH

A Agência RMBH, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), deu início ao processo de elaboração do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da RMBH. Este instrumento tem como propósito integrar e direcionar a política habitacional nos municípios que compõem a Grande BH. Além disso, também servirá como uma referência para o desenvolvimento dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social dos municípios metropolitanos.

O PMHIS-RMBH está sendo estruturado para oferecer um conjunto de diretrizes fundamentais à evolução da política habitacional, assegurando o direito à moradia digna. O plano deverá trazer elementos para que os agentes públicos e privados possam enfrentar os desafios urbanos relacionados à escassez de infraestrutura, à carência de saneamento básico, à falta de acessibilidade, à fragilidade das estruturas habitacionais e do ambiente ao seu redor, entre outros aspectos.

Este processo de construção do PMHIS-RMBH está dividido em quatro etapas distintas: Proposta Metodológica, Diagnóstico, Plano de Ação e, por fim, Resumo Executivo. É fundamental a participação de todos os envolvidos para assegurar a elaboração de um plano com soluções integradas considerando a diversa e complexa realidade dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e dos 16 municípios do Colar Metropolitano. Sua colaboração é fundamental para esse projeto que visa melhorar as condições habitacionais em nossa região.