Oficina discute Banco de Projetos do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Nessa terça-feira (19/9), a Agência RMBH, por meio da diretoria de Planejamento Metropolitano, realizou a terceira oficina do Plano de Segurança Hídrica (PSH-RMBH). O evento ocorreu em plataforma on-line, com transmissão simultânea pelo canal da Agência RMBH no Youtube, e contou com a participação de 87 membros da sociedade civil organizada e representantes de entidades públicas e privadas, engajadas na temática da segurança hídrica na Grande BH.

A apresentação realizada está disponível no site do PSH-RMBH e a íntegra do evento no Youtube da Agência RMBH. Para ampliar a recebimento de contribuições, ficará disponível o formulário eletrônico até o dia 29/9.

A oficina teve como objetivo abarcar as considerações das diversas entidades envolvidas na gestão dos recursos hídricos da RMBH em relação ao banco de projetos. “Este momento representa a oportunidade de participação ativa de todos aqueles que têm uma compreensão da realidade dos sistemas hídricos em seus respectivos territórios, possibilitando contribuições valiosas para a construção do plano”, completa o especialista em recursos hídricos da Agência RMBH, Guilherme Cota.

Contextualização

A elaboração do Plano de Segurança Hídrica da RMBH acontece num período de 18 meses, com a previsão de interação direta com esses atores, ao longo de toda a elaboração dos trabalhos técnicos. Essa condição de construção participativa vem sendo exercitada desde o início dos trabalhos em março de 2022, com eventos junto às secretarias de Estado, prefeituras municipais e eventos públicos, bem como dando encaminhamento a importantes contribuições recebidas de diversas instituições atuantes na área.

Diante da crise hídrica, vivida em diversas regiões brasileiras, associada as tragédias ocasionadas pelo rompimento das Barragens B-I, B-IV e B-IVA do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, tornou-se ainda mais aguda a necessidade de planejamento para a garantir a disponibilidade de recursos hídricos com qualidade e em quantidade, com resiliência em caso de eventos extremos. Estas ações deverão ser previstas nas áreas críticas para a segurança hídrica na RMBH e com horizontes de curto, médio e longo prazo.

O Plano Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte é financiado com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.