Marcus Vinícius Mota é nomeado novo diretor-geral da Agência RMBH

Marcus Vinicius Mota de Meira Lopes substitui Mila Batista Leite Corrêa da Costa, que estava no cargo desde 2019. A apresentação aos servidores da autarquia foi realizada em uma reunião gerencial na tarde dessa segunda-feira (11/9)

O vice-governador Professor Mateus, no exercício da função de Governador do Estado de Minas Gerais, nomeou Marcus Vinicius Mota de Meira Lopes como novo diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH). O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (12/9).

Marcus Vinicius possui ampla experiência atuando no Estado de Minas Gerais. Servidor Público desde 2009, egresso da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e da Faculdade de Direito da UFMG, o novo diretor é também MBA em Gestão de Projetos. Além disso, trabalhou em diversos cargos nas Secretarias Estaduais de Fazenda, Governo e Planejamento e Gestão, e tendo atuação destacada na antiga SETOP. Nos últimos 5 anos desempenhou funções como diretor Financeiro do DER-MG e chefe de Gabinete da BHTrans.

“É com um misto de humildade e entusiasmo que assumo a diretoria geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH. Agradeço ao governador Romeu Zema, ao vice-governador Professor Mateus e ao secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, pela confiança e oportunidade ao me delegar esta importante função. Vamos atuar, em articulação com os municípios e os órgãos e entidades governamentais, para a promoção do desenvolvimento das diversas funções públicas de interesse comum de uma das mais importantes regiões metropolitanas do nosso país”, compartilhou Marcus Vinicius.

Na tarde dessa segunda-feira (11/9), a ex-diretora da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, apresentou o novo diretor aos servidores da autarquia durante uma reunião gerencial na Cidade Administrativa. Mila esteve no cargo desde junho de 2019 e, a partir de hoje, passa a atuar como subsecretária de Gestão de Imóveis da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Autarquia Metropolitana

A Agência RMBH é o órgão executivo responsável por promover o desenvolvimento econômico, realizar o planejamento urbano integrado e fiscalizar o uso do solo nos 34 municípios que integram a Região Metropolitana de Belo Horizonte, com atuação também nos 16 municípios do Colar Metropolitano.

Tem como missão promover o desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte por meio da articulação dos atores na busca de soluções compartilhadas e solidárias. Compete ao Sistema de Gestão Metropolitana desenvolver as Funções Públicas de Interesse Comum nas regiões metropolitanas de Minas Gerais por meio do planejamento metropolitano, articulação dos seus atores e ordenamento territorial.