Agendas conjuntas fortaleceram a cooperação entre as agências e abre portas para futuras colaborações
De 11 a 13/9, a Agência RMBH recebeu técnicos da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep-PR) para um encontro rico em trocas e experiências com a diretoria de Regulação Metropolitana, no âmbito de parcelamento do solo e licenciamento urbanístico.
Durante a visita, os técnicos da AMEP-PR tiveram a oportunidade de conhecer de perto as práticas e metodologias adotadas pela Agência RMBH. Foram realizadas reuniões e visitas técnicas, onde foram discutidos temas como planejamento urbano, fiscalização do uso do solo, regularização fundiária, dentre outros.
“A visita dos técnicos da AMEP-PR à Agência RMBH representa um passo importante na busca por soluções urbanísticas mais eficientes. A troca de conhecimentos e experiências entre as duas agências certamente contribuirá para o desenvolvimento de políticas públicas mais integradas, beneficiando as regiões metropolitanas de ambos os estados”, afirmou a diretora de Regulação Metropolitana, Gabrielle Sperandio.
Regiões Metropolitanas
As regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Curitiba são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de seus respectivos estados e enfrentam desafios semelhantes relacionados ao crescimento e à sustentabilidade.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também conhecida como Grande BH, é uma das mais importantes do Brasil, tanto em termos populacionais quanto econômicos. Criada em 1973, a RMBH é composta por 34 municípios no núcleo e 16 no colar metropolitano, totalizando uma população de aproximadamente 5,7 milhões de habitantes. Atualmente, a RMBH é a terceira maior do Brasil, ficando atrás apenas das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.
Já a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) é composta por 29 municípios, sendo a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil. Atualmente, a região se consolida pela diversidade, com setores como indústria, comércio, serviços e agricultura, além de ser um polo de inovação e tecnologia.