Governo de Minas promove Workshop de Mobilidade para a RMBH

O encontro teve como objetivo apresentar as conclusões do Plano de Mobilidade e discutir estratégias e ações conjuntas para sua implementação

foto: Francielle Cota/ARMBH

Em uma iniciativa para fortalecer a cooperação entre o Estado e os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), realizou, em 27/8, o “Workshop de Mobilidade”.

O evento, que ocorreu virtualmente, reuniu técnicos municipais, especialistas e sociedade civil para apresentar o Plano de Mobilidade da RMBH e promover um diálogo aberto sobre as demandas e soluções de mobilidade urbana na região.

Desde sua criação em novembro de 2019, o Escritório de Mobilidade tem desempenhado um papel de alinhamento e catalisação das ações governamentais voltadas para a melhoria das soluções de transporte, o desenvolvimento econômico do Estado e a ordenação do uso e ocupação do solo. Entre suas principais iniciativas está a continuidade do Plano de Mobilidade da RMBH, que visa melhorar as condições de mobilidade urbana e garantir sua sustentabilidade.

O diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Lopes, destacou a importância do encontro para a integração das ações de mobilidade urbana na região. “O workshop representou uma oportunidade para fortalecer a colaboração entre o Estado e os municípios da RMBH. Nosso objetivo é promover um diálogo aberto e construtivo sobre as demandas e soluções de mobilidade urbana, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento da nossa região”.

O Plano de Mobilidade da RMBH foi desenvolvido com uma abordagem multimodal, abrangendo o Transporte Coletivo Metropolitano, Logística Urbana Metropolitana, Transporte Individual Motorizado e Transporte Ativo. Além disso, temas transversais como uso e ocupação do solo, sustentabilidade, segurança viária, acessibilidade, governança e participação popular foram considerados no desenvolvimento do plano.

“Esperamos que este workshop seja apenas o início de uma série de encontros que irão consolidar uma visão integrada e multimodal para a mobilidade urbana na RMBH,” comentou o diretor de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, Charliston Moreira.

Acompanhe os trabalhos do Escritório de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, clicando aqui.