Participação da autarquia de Belo Horizonte na comemoração dos 50 anos da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná reforçou a importância da cooperação e troca de experiências entre as entidades metropolitanas brasileiras
Nessa quarta-feira (4/9), a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP-PR) celebrou o importante marco dos 50 anos de sua criação em evento realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR. A ocasião contou com a presença de diversas autoridades e especialistas em gestão metropolitana de diversas localidades do país. Representando a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), estiveram presentes o diretor-geral, Marcus Vinícius Lopes, e a diretora de Regulação Metropolitana, Gabrielle Sperandio.
Durante o evento, Marcus destacou a relevância de iniciativas conjuntas para enfrentar os desafios urbanos contemporâneos. “A troca de conhecimentos e práticas bem-sucedidas entre as agências é fundamental para aprimorarmos nossas estratégias de gestão e promovermos um desenvolvimento mais equilibrado e eficaz”, afirmou o diretor-geral.
Gabrielle Sperandio, por sua vez, enfatizou a importância da regulação metropolitana na promoção de políticas públicas eficazes. “A regulação é um instrumento essencial para garantir que o crescimento urbano ocorra de maneira ordenada, beneficiando toda a população metropolitana. Na próxima semana, receberemos uma comitiva da AMEP em nossa sede para explorar temáticas em comum e compartilhar projetos no âmbito da regulação. Estamos felizes com esse intercâmbio e as trocas produtivas que surgirão a partir desta agenda”, disse.
Homenagem à Agência RMBH
Na oportunidade, a AMEP concedeu à Agência RMBH uma honraria pela sua contribuição na gestão metropolitana conjunta. “Este reconhecimento destaca os esforços contínuos da Agência de Belo Horizonte em promover a integração e o desenvolvimento das regiões metropolitanas brasileiras. Agradecemos a parceria e o trabalho por uma governança sólida e políticas integradoras”, enfatizou o presidente da AMEP, Gilson Santos.
Governança Metropolitana
Em todo o país, a presença de entidades com ações voltadas para a questão das aglomerações urbanas e da metropolização tem sido fundamental para garantir o desenvolvimento planejado e sustentável das cidades que compõem esses ambientes. A colaboração entre as agências metropolitanas continua sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento das cidades brasileiras.