Agência RMBH estará presente em seminário que discutirá a questão metropolitana na América Latina

O evento, que será realizado na FAU-USP, será um catalisador para o desenvolvimento urbano, sustentável e promoção da qualidade de vida para a população metropolitana das regiões latino-americanas

As aglomerações metropolitanas são uma tipologia predominante das cidades no século XXI. No Brasil, ainda que os primeiros dados do Censo 2022 feito pelo IBGE tenham apresentado alterações na população morando em aglomerações metropolitanas, o fenômeno não parece estar decrescendo. É possível afirmar que, como fenômeno presente em todo o mundo, as grandes áreas metropolitanas atuais enfrentam uma série de desafios complexos devido à urbanização contínua, aos desafios ambientais e às crescentes desigualdades sociais. A complexidade e envergadura destes desafios exige que os cidadãos participem da governança destas grandes aglomerações para além das formas tradicionais de participação cidadã.

Neste sentido, a diretoria da Agência RMBH estará presente no seminário “A Questão Metropolitana Latino-americana: Fenômeno, Governança e Institucionalização”, marcado para o dia 17/10, em São Paulo. O evento representa uma oportunidade para a Agência de Belo Horizonte destacar seus projetos em curso, compartilhar experiências bem-sucedidas e colaborar com a atuação de outros órgãos responsáveis pela governança metropolitana nos estados brasileiros e dos países que integrarão o seminário.

O simpósio, que tem como foco central a complexidade da questão metropolitana na América Latina, oferecerá um ambiente propício para a discussão aprofundada sobre fenômenos sociais, econômicos e culturais que permeiam as áreas metropolitanas. A Agência RMBH, como representante da Região Metropolitana de Belo Horizonte, terá a chance de apresentar suas estratégias de governança e os mecanismos institucionais durante os debates do terceiro painel: Experiências de Plano e Planejamento Metropolitano.

“A troca de conhecimentos e experiências entre os participantes será fundamental para fortalecer as políticas públicas e ações práticas voltadas para o desenvolvimento equitativo das áreas metropolitanas”, afirma o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Mota.

Integração latino-americana

Na América Latina, a Cumbre Internacional del Hábitat de América Latina y el Caribe (CIHALC) tem procurado fomentar a cooperação dos países da região no sentido de implementar as agendas globais, em especial os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana da ONU. Nos encontros de 2022 e 2023 a meta de construir técnica e politicamente “Nuevas Agendas Compartidas” tem se desenvolvido e aprimoradoAlém disso, uma abordagem histórica sobre a institucionalização das regiões metropolitanas no Brasil e seus desafios tem sido elaborada nacionalmente e a reflexão sistemática sobre o assunto deve ser conduzida também com a participação ativa da universidade. O conhecimento dos planos metropolitanos desenvolvidos e efetivamente implementados pós Estatuto das Metrópoles compõem esse quadro analítico e de debate tal como elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA e pelas entidades metropolitanas existentes.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail labhab@usp.br.