Agência Metropolitana realiza webinário preparatório para oficina do Plano de Segurança Hídrica

Na última quarta-feira (13/9), a Agência RMBH, por meio da diretoria de Planejamento Metropolitano, realizou o webinário preparatório à terceira oficina do Plano de Segurança Hídrica da RMBH. O evento contou com a participação do engenheiro civil Sérgio Ayrimoraes, com 25 anos de experiência em saneamento e no planejamento e gestão de recursos hídricos. Desde 2003, é especialista em regulação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, tendo liderado a equipe da ANA e de dezenas de parceiros institucionais na elaboração de planos de recursos hídricos e em estudos e projetos sobre segurança hídrica, infraestrutura e os usos múltiplos da água.

A equipe técnica da Profill Engenharia e Ambiente, empresa contratada para execução técnica do PSH-RMBH apresentou informações sobre as áreas prioritárias para segurança hídrica, banco de projetos e plano de ações. O evento ocorreu em formato on-line com transmissão pelo canal do Youtube da Agência RMBH.

Em continuidade ao processo de participação social ampliada na construção do PSH-RMBH, no dia 20/9, às 14 horas, também em formato virtual, será realizada a terceira oficina do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que apresentará os resultados , área prioritárias para segurança hídrica, banco de projetos e plano de ações. As inscrições estão disponíveis pelo link: https://bit.ly/pshrmbhoficina3.

De acordo com o especialista em Recursos Hídricos da Agência RMBH, Guilherme Cota: “o propósito desta oficina é apresentar os resultados alcançados pelo PSH-RMBH, abrangendo as áreas de maior relevância para a segurança hídrica, além de apresentar as iniciativas do banco de projetos e o planejamento de ações. É importante entendermos que não chegamos ao final. O PSH-RMBH marca o início de um processo transformador na Região Metropolitana de Belo Horizonte, focado na conservação, restauração, produção sustentável, uso racional da água, saneamento e controle da poluição, visando um futuro mais sustentável e equilibrado”.

Sobre o PSH-RMBH

A elaboração do PSH teve início em março de 2022 com a entrega do plano de trabalho que aborda os objetivos específicos da construção. O contrato prevê a entrega de seis produtos, entre estudos e levantamentos, mapeamento de áreas prioritárias, um banco de projetos e um plano de mobilização, comunicação e educação ambiental que vão resultar no Plano de Segurança Hídrica da RMBH.

A Profill Engenharia e Ambiente S/A venceu o processo licitatório para elaboração do plano. O contrato, com vigência de 18 meses e valor de R$ 1.202.605,90, será pago via formalização dos acordos de recuperação judicial entre a Vale, Governo de Minas e Ministério Público.

O Plano Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte é financiado com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.