Agência Metropolitana e Secretaria de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte se reúnem para discutir parcerias futuras

Órgãos públicos estabelecem relacionamento para avançar nas pautas que fortalecem o planejamento urbano na RMBH

No cenário complexo e interconectado das cidades modernas, o planejamento metropolitano emerge como uma necessidade premente para garantir o desenvolvimento sustentável e harmonioso das áreas urbanas. No centro desse processo está a necessidade de estabelecer parcerias robustas e significativas entre governos, entidades, sociedade civil e, mais importante, as comunidades que compõem essas regiões.

Neste contexto, o diretor-geral da Agência RMBH, Marcus Vinicius Mota, e o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, estiveram na sede da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte (SMOBI) para um encontro com o secretário da pasta, Leandro César Pereira. O objetivo da reunião, que ocorreu na tarde dessa quinta-feira (28/9), foi discutir estratégias colaborativas e estabelecer parcerias que fortaleçam o tecido urbano da capital mineira e entorno.

Na oportunidade, os representantes da Agência RMBH compartilharam com o secretário os principais planos em desenvolvimento pela Diretoria de Planejamento Metropolitano atualmente, como a atualização do PDDI-RMBH, construção do Plano de Segurança Hídrica e a criação do Sistema Integrado para Previsão e Monitoramento de Inundações e Emissão de Alertas para a região metropolitana.

Outro ponto importante abordado pelos gestores foi a causa ambiental, como os intensos períodos de mudanças climáticas e desastres naturais que afetam as áreas da Grande BH. “Parcerias bem estruturadas podem desenvolver estratégias de adaptação e resiliência, garantindo que os municípios possam se fortalecer, protegendo tanto as infraestruturas quanto as comunidades”, destacou o secretário municipal.

Foto: Francielle Cota/ARMBH

Integração e coordenação

Belo Horizonte é o epicentro da Região Metropolitana, e uma colaboração estreita entre a Agência RMBH e o município é essencial para coordenar o desenvolvimento urbano de maneira integrada. Isso evita a sobreposição de esforços e garante uma abordagem mais holística para questões como transporte, habitação, meio ambiente e educação.

“Trabalhando juntos, a Agência RMBH e o município de Belo Horizonte podem compartilhar dados, conhecimentos e recursos para aprimorar suas capacidades de planejamento. Isso é essencial para antecipar desafios futuros, adaptar-se a mudanças demográficas e garantir o desenvolvimento metropolitano a longo prazo”, conclui o diretor-geral, Marcus Vinicius Mota.