Workshop “Custos e Benefícios da Coleta Seletiva Solidária”

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR – promove no próximo 22 de fevereiro, das 14h às 17h, o Workshop “Custos e Benefícios da Coleta Seletiva Solidária”.

O objetivo da oficina é discutir e validar, junto aos gestores públicos municipais, uma ferramenta de registro de custos e análise dos benefícios da realização da coleta seletiva no sistema de gestão municipal de RSU. Tal ferramenta foi desenvolvida em uma parceria entre a Universidade de Campinas- UNICAMP/FEC/FLUXUS, o INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável,  Instituto SUSTENTAR Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade e o Grupo de Economia Circular e Recuperação de Recursos da Universidade de Leeds, da Inglaterra, que é reconhecida como uma das cem melhores universidades do mundo. O projeto “CRITICAL STAKEHOLDER TRAINING ON ASSESSING THE POTENTIAL FOR SOLIDARY SELECTIVE COLLECTION AND INCLUSIVE RECYCLING OF SOLID WASTE” foi financiado pelo Newton Funds/British Council e contou com o apoio do CMRR  que disponibilizou conhecimento sobre a metodologia de implantação da Coleta Seletiva Solidária (CSS), bem como dados e informações relativas às experiências de implantação da CSS em Minas Gerais.

O CMRR é um órgão da FEAM- Fundação Estadual de Meio Ambiente – que atua como núcleo irradiador de informações, projetos e parcerias com a finalidade de estimular a reflexão e a ação da cidadania para os desafios da gestão integrada de resíduos e a articulação entre os setores públicos e privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil na busca por alternativas para transformar resíduos em oportunidades de trabalho, renda e preservação dos recursos naturais. Dentre as atividades que desempenha, está a de mobilização e apoio aos municípios mineiros na implementação de programas de coleta seletiva com inclusão dos catadores de materiais recicláveis conforme disposto na legislação.

A ferramenta desenvolvida possibilitará a avaliação e a implantação de melhorias nos sistemas municipais de gestão integrada de Resíduos Sólidos conforme determinam as diretrizes das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos (lei federal 12.305/2010 e lei estadual 18.031/2009), se constituindo em importante apoio para o planejamento dos serviços municipais de coleta de resíduos, o que se reveste de grande importância neste momento em que se iniciam novos mandatos municipais.

A participação é gratuita, mas está condicionada à confirmação de presença, pelo email elane.pires@ meioambiente.mg.gov.br ou telefone 31-3465 12 15) até as 18 horas do dia 20/02/2017.

Participe!