Últimos dias para inscrição no Programa de Liderança para a Retomada Econômica

Foto: Divulgação FJP

Gestores públicos têm até o próximo sábado para se inscrever no curso online e gratuito do Programa de Liderança para a Retomada Econômica (LRE), anunciado em novembro do ano passado pelo governador Romeu Zema. O  LRE oferece curso de capacitação para prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Desenvolvimento Econômico.

A iniciativa da Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi), a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e a Associação Mineira de Municípios (AMM), tem como objetivo principal capacitar gestores públicos para a condução dos processos de retomada econômica.

“O Programa desenvolve competências para que gestores de Minas Gerais saibam elaborar diagnósticos, identificar e liderar ações para atrair novos investimentos, desenvolver negócios e impulsionar a geração de empregos por meio de políticas econômicas eficientes”, afirma o presidente da FJP, Helger Marra.

Sobre a seleção

A seleção dos participantes é feita a partir de critérios econômicos e sociais, observando perfis municipais similares para estruturação das turmas, como critérios populacionais e regionais.

Podem se inscrever prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Desenvolvimento Econômico (ou correlatos em municípios que não tenham essa secretaria em sua estrutura). Será considerada apenas uma inscrição por município, devendo constar nela os dados de dois participantes, obrigatoriamente, prefeito, vice-prefeito ou secretário de Desenvolvimento (ou correlatos). Não são aceitas inscrições de membros das equipes das prefeituras.

Cada município pode inscrever até dois participantes, sendo que a liderança interessada deve preencher o formulário disponível na página do curso no site da FJP. Os participantes serão selecionados pela fundação por meio de uma avaliação de critérios técnicos, sociais e econômicos dos municípios mais afetados pelos efeitos da pandemia no estado.

Novos negócios

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o curso apresenta ferramentas e instrumentos essenciais na atração de novos negócios. “As cidades mineiras precisam ampliar suas práticas quanto aos atrativos econômicos. Queremos colocar nossos municípios na vanguarda dessas ações como um reflexo do que já temos executado no estado”, aponta.

Ao longo do ano serão capacitadas 300 lideranças de 150 cidades, divididas em seis turmas. Cada uma delas terá 28 horas de formação e oito horas de oficinas com as equipes municipais. Clique aqui e faça sua inscrição.

Programa de Liderança para a Retomada Econômica (LRE)

Curso gratuito e online

Inscrições para o curso: até o dia 21/08/2021