Roberto Luís de Melo Monte-Mór

Graduação em Arquitetura (1970) e Urbanismo (1971) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mestrado em Planejamento Urbano e Regional (1980) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e Ph.D. em Planejamento Urbano (2004) pela Universidade da California, Los Angeles – UCLA. Atualmente é Professor Associado no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional -Cedeplar, da Face – Faculdade de Ciências Econômicas e no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU, da Escola de Arquitetura, ambas da UFMG. Leciona e pesquisa nas áreas de Economia e de Urbanismo, com ênfase em Teorias da Urbanização e do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, planejamento metropolitano, economia regional e urbana, economia popular e solidária, urbanização (extensiva e intensiva), organização do espaço e meio ambiente, produção do espaço entre populações tradicionais, urbanização e alternativas de desenvolvimento na Amazônia.