Daniela Adil Oliveira de Almeida

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde conduz a pesquisa “Agricultura e Cidade: espaços e saberes da agricultura na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. Atualmente é coordenadora do AUÊ! – Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da UFMG, associada da ong Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas (REDE), integrante da Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana (AMAU) e do Coletivo Nacional de Agricultura Urbana (CNAU). Experiência profissional na condução de processos de formação de jovens e adultos; apoio à organização de grupos comunitários; coordenação de encontros e seminários; atuação em redes, fóruns e espaços nacionais e internacionais de articulação política da sociedade civil; acompanhamento da formulação e implementação de políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal e coordenação de dinâmicas de gestão e desenvolvimento institucional de organizações não governamentais. Temas de interesse: agricultura urbana, agroecologia, segurança alimentar, educação popular, metodologias participativas, organização popular, planejamento urbano, políticas públicas, desenvolvimento institucional.