Sinal analógico de TV será desligado em julho na RMBH

A comunicação brasileira está passando por uma grande evolução tecnológica. Até dezembro de 2023 todas as cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a data de desligamento foi planejada para o dia 26 de julho de 2017. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 06/04, em evento organizado pelas empresas de telecomunicações, na Prefeitura de Belo Horizonte.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. Essa é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

A nova tecnologia possibilita também a melhoria na prestação de serviços públicos por meio eletrônico, favorecendo a adoção de uma Política Metropolitana de Democracia digital, prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), da RMBH

Antecedendo a migração para o sinal digital, serão distribuídos 416 mil kits gratuitos, com antena e conversor, para famílias de baixa renda na RMBH, desde que cadastradas nos programas sociais do governo federal. Essa medida foi prevista na elaboração do programa, em 2010, como estratégia de inclusão digital, já que os aparelhos de TV mais antigos precisarão de um conversor digital para funcionarem. Com o desligamento do sinal analógico, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com melhor definição de imagem e som.

Mais informações sobre a mudança do sinal de tv em: www.sejadigital.com.br