Seminário debate propostas para regulamentar a aglomeração urbana no estado

A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Flávia Mourão, será uma das palestrantes no Seminário “O crescimento brasileiro e suas metrópoles: a instituição de unidades territoriais urbanas” que será realizado dia 4 de abril, às 14h, no Plenário do 9º andar do Prédio Minas, na Cidade Administrativa do Estado.

O evento é coordenado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Conedru), em parceria com a Secretaria de Cidades e de Integração Regional (Secir), e tem o objetivo de iniciar uma discussão a respeito de Projetos de Lei Complementar que pretendem instituir novas regiões metropolitanas em Minas Gerais e suas propostas para regulamentar a aglomeração urbana no estado.

Flávia Mourão vai abordar o tema “A instituição da Região Metropolitana: avanços e limitações”, fazendo um apanhado da sua experiência enquanto diretora da Agência RMBH e expondo, segundo seu ponto de vista e experiência, os avanços na gestão metropolitana.

Os outros temas em debate serão “O processo de urbanização brasileiro e o crescimento das grandes cidades: as estratégias e suas consequências”; “A tendência aglomerativa do capitalismo e a integração regional: as consequências para a rede de cidades”; e “A função pública de interesse intermunicipal (propósitos comuns) x funções públicas de interesse comum”.

As inscrições estão abertas a todos que quiserem participar no link https://www.sympla.com.br/o-crescimento-brasileiro-e-suas-metropoles-a-instituicao-de-unidades-territoriais-urbanas__260906 .