Segurança alimentar e nutricional na RMBH

Belo Horizonte vai sediar, no dia 29 de junho, o Encontro Territorial de Segurança Alimentar do Território Metropolitano e a Plenária Eletiva da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) Metropolitana. As atividades fazem parte do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em Minas Gerais e da incorporação dessa temática nos Territórios de Desenvolvimento do Estado. Os temas agricultura e segurança alimentar fazem parte do escopo do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH), que contém as macrodiretrizes para as políticas públicas na região.

Segundo a secretária executiva do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-MG), Maria Aparecida Miranda, até o momento, já foram realizados sete eventos vinculados ao Encontro Territorial do Fórum e à composição da nova coordenação regional de segurança alimentar e nutricional sustentável, sendo dois na Região Sul de Minas, em Pouso Alegre, e os outros na Região Noroeste, em Paracatu, na Região Vale do Rio Doce, em Governador Valadares, na Região do Vale do Aço, em Ipatinga, na Região do Alto São Francisco, em Pompéu, e na Região Vertentes 2, em São João Del Rei. No segundo semestre, serão realizados mais sete encontros.

Para Maria Aparecida, além de melhorar a qualidade de vida da população, a incorporação desse tema nos Fóruns Regionais permitirá que as ações de segurança alimentar e nutricional sejam também indutoras de desenvolvimento econômico e social da região. “A segurança alimentar e nutricional busca a garantia da alimentação adequada e saudável para toda a população através de políticas públicas e ações desenvolvidas por diversos setores”, ressalta a secretária executiva.

O evento será realizado por meio de uma parceria entre a Coordenadoria dos Fóruns Regionais do Governo, a Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais (Caisans-MG) e o Consea-MG, com o apoio de órgãos e entidades como a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH). O objetivo é ampliar a rede de atuação em relação à segurança alimentar e nutricional (SAN), que é prioridade do Governo de Minas Gerais.

Para mais informações, acesse o blog http://conseaminas.blogspot.com.br

Serviço

Evento: Encontro Territorial de Segurança Alimentar do Território Metropolitano e Plenária Eletiva da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável Metropolitana

Local: Unidade de Atendimento ao Trabalhador – UAT / Gameleira