Sede e Secult criam plano de comunicação para divulgar serviços financeiros aos pequenos negócios

 Diretoria de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), articulou um plano de comunicação de acesso à produtos e serviços financeiros para o setor do turismo em Minas Gerais. A ideia é que os pequenos negócios possam conhecer e ter acesso aos produtos e serviços financeiros, principalmente pós Covid-19.

O Ramo Crédito integra o Conselho Estadual de Cooperativismo (CECOOP), e as Cooperativas de Crédito/SICOOB montaram o Plano de Comunicação.  “Foram escolhidas como piloto 11 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), os chamados Circuitos Turísticos, para iniciar este projeto em parceria com a Secult”, explica a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Sede, Eneila de Loiola.

Os circuitos pilotos são: Circuito do Ouro, Trilha dos Inconfidentes, Veredas do Paraopeba, Serras Verdes do Sul de Minas, Nascentes das Gerais e Canastra, Circuito das Águas, Circuito das Grutas, Mata Atlântica, Serra do Cipó e Circuito Noroeste das Gerais e Alto Paranaíba.

Os critérios elencados para a escolha das regiões foram as parcerias com empresários e outros entes do setor turístico, divulgações e ações em redes da IGR, participação no Plano Minas Consciente, atração de turistas e média de empreendimentos com Cadastur ativo, além da presença do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil em no mínimo 50% dos municípios.

Ainda de acordo com a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Sede, no fim do mês de outubro, será ampliado para todas as 47 IGRs de Minas Gerais. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fará a medição de resultados do trabalho, por meio do número de ampliação de cooperados e parcerias realizadas em produtos e serviços financeiros com o segmento turístico pelo Sicoob.

Conselho Estadual de Cooperativismo (Ceccop)

O Ceccoop fornece subsídios para as políticas públicas a serem adotadas pelo Estado para desenvolvimento das cooperativas, e tem como algumas competência coordenar as políticas de apoio ao cooperativismo mineiro; além de celebrar convênio com entidades públicas ou privadas para a execução de projetos de apoio ao desenvolvimento do sistema cooperativista.

Fonte: ASCOM Sede