Secretaria de Desenvolvimento Econômico atualiza plataforma online sobre o ecossistema de inovação mineiro

Foto: Deposit Photos

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), lança, nesta quarta-feira (24/03), a nova versão do Simi Database, uma plataforma online de dados elaborada pelo portal Simi com as principais informações sobre as startups e empresas de base tecnológica do ecossistema no estado.

Com as informações atualizadas instantaneamente, o website proporciona conexões dentro e fora de Minas Gerais. Para o coordenador do Simi, Guilherme Romano, o atual formato possibilita que soluções inovadoras mineiras sejam encontradas mais facilmente por grandes empresas em busca de soluções de desafios ou potenciais investidores que procuram negócios escaláveis.

“A nova versão foi construída com feedbacks e testada com potenciais usuários, como aceleradoras, incubadoras, empresas com programas de inovação aberta, venture builders e investidores, por exemplo”, explica Romano.

Espaço inovador

O formato atualizado possui novas funcionalidades. Dentre elas, a possibilidade de expandir campos ao clicar na startup, facilitando a usabilidade; monitoramento de clicks, onde se pode verificar quais tipos de contato  são mais utilizados (site, linkedin ou e-mail), assim como quais startups foram mais acessadas; formato visualmente mais atrativo com cards e mais funcional com listas;  além da Home page, com tecnologias e segmentos mais cadastrados, que funcionam como filtros.

Cadastro

Até o momento, o sistema possui 1.081 empresas cadastradas, sendo 958 startups e 123 Empresas de Base Tecnológica (EBTs). O filtro de busca é distribuído por segmentos, cidades, tipo de tecnologia, startup ou EBT, segmentação de clientes, fase de negócios, dentre outros.

Os interessados em fazer parte desta “vitrine” podem cadastrar suas empresas ou startups na plataforma, entrando em http://database.simi.org.br/database. No endereço, também estão todas as informações necessárias para participar.

Oportunidades e negócios

A startup Verde Drone, uma plataforma digital de Belo Horizonte que conecta pilotos de drones, agrônomos e empresas do agronegócio, conseguiu investimento da NovoAgro Ventures, ao se cadastrar no Simi Database.

De acordo com o CEO da startup, Saulo Santana, o fato de estar cadastrado na plataforma do Simi já provoca credibilidade da startup no mercado. “Realmente foi muito interessante para nossa trajetória, porque a gente já sentia um ecossistema muito robusto, e a plataforma facilitou nossa conexão”, afirma o CEO da Verde Drone.

A parceria feita com a NovoAgro Ventures tem um modelo de Venture Builder, que oferece investimento em serviços. “Diferentemente das ventures capital, que financiam empresas, nós avaliamos e fazemos os diagnósticos das startups, identificamos as dores e aí entramos com os serviços pra poder auxiliá-las nesse desenvolvimento”, explica Aretuza Teixeira, representante da organização.