Santa Luzia levanta informações do território para planejar desenvolvimento

A Agência de Desenvolvimento da RMBH participou, no dia 23 de março, das comemorações dos quatro anos do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) em Santa Luzia. Na ocasião, foi lançado o Projeto Desenvolver, da Prefeitura do Município.

A rede de ensino superior, criada pelo governo federal em 2008, tem doze campus em Minas Gerais, instalados em locais onde a universidade ainda não havia chegado. Segundo o diretor do IF em Santa Luzia, Harley Torres, a atuação do Instituto visa promover o desenvolvimento local e regional. A lógica da instituição é a de “dar protagonismo aos setores alijados do desenvolvimento econômico e social”, explica.

Com o objetivo de criar condições para a instalação de novos empreendimentos na cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Luzia apresentou o projeto Desenvolver, em parceria com o Sebrae, IF e entidades empresariais do município. A primeira fase, em andamento, está mapeando o território. O professor Leandro Aguiar apresentou os resultados iniciais do levantamento de estruturas e processos produtivos do município, que está sendo desenvolvido por uma equipe de alunos sob sua coordenação.  As informações do território irão abastecer um sistema georreferenciado, considerado essencial para planejar o desenvolvimento local. A fase seguinte do projeto Desenvolver prevê a criação do Conselho Municipal e do de Fundo Desenvolvimento.

A diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão, destacou a importância da articulação entre entidades, empresas e vereadores, para garantir a continuidade de qualquer planejamento público. Ela também falou da importância dos Planos Diretores Municipais, integrados ao PDDI – Plano de Diretor de Desenvolvimento Integrado do RMBH.

Segundo Leandro Aguiar, a elaboração e atualização dos planos diretores que estão sendo desenvolvidas pela Agência RMBH, com apoio da UFMG, é o principal processo de planejamento de Minas Gerais e um dos principais do País.