Romeu Zema empossa nova diretoria da Granbel para o biênio 2021/2022

Foto: Gil Leonardi

O governador Romeu Zema empossou hoje (24/2), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a nova direção da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) para o período 2021/2022.

A prefeita Ilce Alves Rocha Perdigão, de Vespasiano, foi a escolhida para comandar a instituição no próximo biênio. Ilce era a vice-presidente da associação. A Granbel era comandada pelo prefeito de Nova Lima, Vitor Penido.

Na mensagem aos prefeitos, o governador afirmou que quer deixar um grande legado aos municípios ao final do seu mandato. Romeu Zema lembrou do bem-sucedido acordo firmado entre a Justiça, o Governo de Minas e municípios para colocar em dia os repasses constitucionais não pagos na administração estadual anterior.

“O Estado está fazendo um sacrifício enorme para pagar os 853 municípios. Assumimos um compromisso mensal de R$ 240 milhões até o final de 2022. Sabemos da importância desses recursos para a saúde financeira das cidades”, explicou.

Além do governador e empossados, o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, e a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa, também participaram da cerimônia.

Proximidade

Romeu Zema destacou ainda que o Governo de Minas permanecerá trabalhando junto aos municípios, escutando as demandas e buscando soluções para que a gestão pública municipal seja cada dia mais eficiente e traga qualidade de vida para a população.

Zema também elencou avanços no desenvolvimento econômico de Minas, mesmo diante da restrição orçamentária. “Por meio de um trabalho sério, com gestão e planejamento, o Estado passou a bater recordes de atração de investimentos. Isso significa geração de emprego, renda e desenvolvimento”, disse.

Transformação

Já a nova presidente da Granbel, a prefeita Ilce Alves Rocha Perdigão, destacou o poder transformador dos municípios da Grande BH. “A Granbel representa cerca de 6 milhões de pessoas, quase 25% da população do Estado e um quarto dos eleitores”, explicou.

Ilce também citou a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios. “É preciso que os prefeitos sejam atuantes e decisivos para que a nossa população possa ter dias melhores”, disse.

Agradecimento

Ao deixar o cargo de presidente da Granbel, o ex-prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, enalteceu o trabalho desenvolvido por Romeu Zema. “O governador Romeu Zema assumiu um Estado totalmente arrasado, falido, endividado, lamentavelmente. Com seriedade, trabalho e boa vontade, assumiu o compromisso de pagar uma dívida de alguns bilhões de reais. Mesmo com todas as dificuldades, os municípios da região metropolitana receberam R$ 1 bilhão. Por isso, só tenho que agradecer à atual gestão”, ressaltou.

Diretoria

A prefeita de Contagem, Marília Campos, foi empossada vice-presidente da entidade. Já o prefeito de Capim Branco, Elvis Presley Moreira Gonçalves, diretor-tesoureiro, além do prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos (diretor- administrativo) e o prefeito de Mateus Leme, Renilton Ribeiro Coelho (diretor- secretário).

A Granbel foi fundada em Betim, em 6 de fevereiro de 1975. É uma associação sem fins lucrativos, com 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Fonte: Agência Minas