Romeu Zema empossa Fernando Passalio como novo secretário de Desenvolvimento Econômico

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O governador Romeu Zema empossou, nesta terça-feira (13/4), o novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas (Sede), Fernando Passalio. Desde o início da gestão Zema, o administrador já atuava na pasta e liderou projetos importantes, como o programa de liberdade econômica e a atração de investimentos para o estado junto ao Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

Durante a posse, Romeu Zema destacou os resultados obtidos pela Sede desde 2019. “Fico satisfeito de conseguirmos avanços expressivos. Simplificamos muito a vida de quem investe e gera emprego. Com dois anos de gestão, atraímos cinco vezes mais que o último governo. Apesar das dificuldades financeiras, temos sido capazes de produzir resultados melhores para o cidadão”, afirmou.

Ações para crescimento

O novo secretário lembrou a trajetória na Sede, onde começou como subsecretário de Desenvolvimento Regional e, mais recentemente, atuava como secretário adjunto da pasta.

“Pude desenvolver várias ações para o crescimento do nosso Estado, como o programa Minas Livre para Crescer, que tornou Minas um Estado amigo de quem quer empreender e referência nacional”, disse. “Os desafios são enormes, mas os resultados vieram e foram gigantes. Hoje temos recordes, atraindo mais de R$ 118 bilhões em novos negócios e expansão daqueles que aqui estão e com geração de milhares de empregos diretos e indiretos”, completou Fernando Passalio, lembrando da chegada de grandes empresas ao estado, como Amazon, Mercado Livre, Grupo Petrópolis e a recente escolha do Grupo Stellantis para fixar sua sede na Fiat, em Betim.

Também participaram da posse a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, os presidentes da Copasa, Carlos Eduardo, da Cemig, Reynaldo Passanezi, do BDMG, Sergio Gusmão; da Gasmig, Pedro Magalhães; do Indi, Thiago Toscano, do Idene, Nilson Borges; da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão.

Trajetória

Natural de Belo Horizonte, Fernando Passalio é administrador de empresas e gestor de instituições financeiras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Auditoria Governamental pela Universidade Gama Filho. Também é formado em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Medellin, na Colômbia.

Foi empresário em diferentes ramos e possui mais de 15 anos de experiência no setor financeiro. Ingressou como servidor de carreira pela Secretaria de Estado de Fazenda – Receita Estadual, em 2008.  Iniciou sua trajetória na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em 2009, atuando como superintendente estadual em diversas áreas temáticas de apoio ao setor produtivo.

Fonte: ASCOM Sede