RMBH se prepara para receber sinal digital de TV

O sinal analógico de televisão vai ser desligado em novembro deste ano na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Quem já possui aparelho de recepção digital não terá problemas, mas quem ainda não possui e não pretende comprar um novo, terá a opção de usar um conversor de sinal em seu aparelho de TV, que lhe garantirá melhor imagem e som. Outras regiões do Estado terão o sinal desligado posteriormente, num prazo que se estende até 2023.

Para as famílias atendidas pelos programas sociais do governo federal e que estão inscritas no Cadastro Único, tenham acesso ao conversor e antena,  ganharão um kit com os itens necessários para instalação. Esta ação faz parte da contrapartida das empresas operadoras, segundo a diretora da Seja Digital,  Deisy Feitosa. Segundo ela, na RMBH serão distribuídos mais de 400 mil kits, por meio dos Correios . Em reunião realizada no dia 19 de maio, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, com representantes de várias prefeituras, ela apresentou todas as etapas do processo.

Naqueles municípios que ainda  não recebem o sinal digital e poderiam ficar sem acesso à programação das emissoras de tv, o governo de Minas irá promover investimentos para que recebam o sinal, segundo o diretor do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), José Francisco Seniuck. Para ele, tão importante quanto a qualidade na exibição de conteúdos da televisão,  é possibilidade criada pela nova  tecnologia de dar acesso a um canal de serviços que poderá ser oferecido pelo Estado.

Para a Diretora-Geral da Agência RMBH, Flávia Mourão, “a tecnologia digital cria novas oportunidades para aprimorar as políticas públicas”. O acesso  à tecnologia e à informação integram as  políticas propostas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da RMBH.  Presente ao evento, a prefeita de Rio Acima, Maria Auxiliadora Ribeiro, destacou a importância de a  nova tecnologia atender a  pessoas em situação de vulnerabilidade, com o fornecimento do conversar e antena.  O Município de Rio Acima foi um dos primeiros do País a integrar o programa Cidade Digital, que disponibilizou sinal de internet em locais públicos e incentivou a  criação de telecentros.

Para mais informações sobre o assunto ligue 147 ou  acesse www.sejadigital.com.br